Flexibilização: Governo do Estado pede mais rigor no combate à Covid-19

No início da tarde desta quarta-feira (10) assim que terminou a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, onde o governador do Estado João Doria determinou que algumas regiões teriam que retroceder no combate à Covid-19, o Prefeito de Lençóis Paulista Anderson Prado publicou nas suas redes sociais o agendamento de uma reunião (online) com os 39 prefeitos de outras cidades que compõe o Pacto Regional de combate ao vírus. A idéia é encontrar uma solução que não interrompa a flexibilização iniciada ha dias por alguns municípios e ao mesmo tempo que não permita a proliferação do vírus que segundo os números apresentados, têm crescido bastante na região.

A região de Bauru, onde Lençóis Paulista fazia parte da chamada Fase 3, onde diversas atividades eram permitidas como o comércio tido como não essencial. Com o rebaixamento, os municípios que integram a divisão passam a integrar a Fase 2, ou “controle” pelo governo paulista.

Pela fase 2, setores como shopping centers,galerias e estabelecimentos similares deverão operar com 20% da capacidade, horário reduzido (4 horas), proibição das praças de alimentação, adoção de protocolos setoriais específicos. Já o comércio deverá ter a capacidade limitada a 20%, horário reduzido (4 horas seguidas), além de adoção de protocolos padrões e setoriais. Mesma medida se aplica a empresas prestadoras de serviços.

Já bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em qualquer modalidade não terão permissão alguma de funcionamento, segundo previsto no Plano São Paulo. Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado

Confira abaixo o que é permitido em casa fase

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
    Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.