GP de Abu Dhabi: Verstappen supera Mercedes na última volta e quebra jejum de poles da RBR

Holandês não conquistava a posição de honra de um grid desde o GP do Brasil de 2019; Bottas larga em segundo à frente de Hamilton; Fittipaldi começa última corrida do ano em 17º

A RBR finalmente voltou a conquistar uma pole position na Fórmula 1: na última volta do Q3 da classificação do GP de Abu Dhabi, Max Verstappen fez o tempo de 1m35s246 e bateu o segundo colocado Valtteri Bottas por apenas 0s025, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton, que volta a correr depois de perder o GP de Sakhir por ter sido infectado com o coronavírus, acabou em terceiro, a 0s086 do tempo da pole.

A McLaren teve bom desempenho e ficou em quarto, com Lando Norris, e sexto, com Carlos Sainz Jr., que fará sua última corrida pela equipe antes de se transferir para a Ferrari em 2021. Entre eles ficou Alexander Albon, da RBR. Completaram os dez primeiros da classificação Danill Kvyat (AlphaTauri), Lance Stroll (Racing Point), Charles Leclerc (Ferrari) e Pierre Gasly (AlphaTauri). Leclerc, porém, será rebaixado ao 12º lugar por uma punição por ter causado uma colisão com Sergio Pérez no GP de Sakhir.

O brasileiro Pietro Fittipaldi vai largar na 17ª posição, três à frente do que conseguiu no GP do Sakhir. No Q1, o piloto da Haas foi o 19º colocado, à frente de Nicholas Latifi, da Williams, mas será beneficiado pelas punições a Kevin Magnussen e Sergio Pérez, que largam na última fila devido à troca de componentes nos carros.

O GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 começa hoje, às 10h10 (de Brasília) , com transmissão ao vivo pela Globo. A narração será de Cleber Machado, com os comentários de Luciano Burti e Felipe Giaffone.

Resultado da classificação*


Resultado da classificação do GP de Abu Dhabi — Foto: Reprodução/FOM

*Kevin Magnussen e Sergio Pérez vão largar da última fila devido a troca de componentes do carro; Charles Leclerc cai de nono para 12º após ter sido punido por causar uma colisão com Sergio Pérez no GP de Sakhir.

 

fonte: 
globoesporte.globo.com
Por Redação ge — Abu Dhabi, Emirados Árabes