Hipertensão atinge 1,2 bilhão de pessoas no mundo e a atividade física pode ser uma grande aliada

Hipertensão atinge 1,2 bilhão de pessoas no mundo e a atividade física pode ser uma grande aliada

Os casos de hipertensão arterial em adultos no mundo inteiro, nas últimas três décadas, dobraram. De acordo com uma pesquisa financiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com 1.201 estudos referentes a 184 países, incluindo o Brasil, cobrindo 99% da população mundial na faixa etária entre 30 e 79 anos, a hipertensão está diretamente ligada a mais de 8,5 milhões de mortes por ano em todo o planeta. Além disso, é o principal desencadeador de AVC, doença isquêmica do coração, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurismas, insuficiência cardíaca e até comprometimento renal.

Mudar hábitos de vida é primordial para o combate e controle da hipertensão. Diminuir a ingestão de sal (sódio), praticar atividade física regular, cessar o tabagismo, perder peso corporal a fim de manter IMC (índice de massa corporal) ideal, reduzir níveis de estresse diário e entre outros cuidados, podem ajudar o paciente hipertenso. Por isso é tão importante que as pessoas previnam, diagnostiquem e tratem adequadamente a hipertensão. “O exercício físico traz incontáveis benefícios para seus praticantes, reduz a ansiedade, faz uma manutenção do peso, regula o colesterol, a pressão arterial, fortalece os músculos, entre outros”, explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

A atividade física atua diretamente na produção de substâncias capazes de reduzir possíveis complicações que podem ser causadas pela obstrução das veias, como o AVC, infarto, entre outras; para

Atividade física pode ser uma grande aliada no controle da hipertensão

quem sofre com a hipertensão. “Tanto atividade física resistida (musculação), como as aeróbicas (corrida, bicicleta, natação, etc.) têm seu papel na redução e manutenção de níveis satisfatórios de pressão arterial”, acrescenta Danillo. O exercício regular pode proporcionar um aumento da massa magra, queda no percentual de gordura, baixa do colesterol, trazendo consequentemente um aumento na qualidade de vida para essas pessoas. “A atividade física para hipertensos deve ser feita de maneira orientada e controlada. Trabalhar o limite individual de cada pessoa, de maneira moderada, para que possa colher os frutos de seu esforço e não a piora de seu quadro”, conclui o especialista.