IVI Salvador lança guia gratuito para orientar mulheres que pretendem ser mães independentes

A maternidade é um sonho que nasce com muitas mulheres. Algo intrínseco, e natural. Os avanços na sociedade e na medicina já permitem que a maternidade independente seja a alternativa viável para a realização do sonho de vida dessas mulheres. Pensando em ajuda-las nesse caminho, a clínica IVI Salvador acaba de lançar o guia digital “A Melhor Decisão”. A publicação, que é gratuita e está disponível no site da IVI Salvador, traz orientações, dicas dos especialistas, o passo a passo para a maternidade independente e esclarece dúvidas gerais.
“Percebemos que cada dia mais mulheres nos procuram com o desejo de gerarem as suas famílias, sem necessariamente terem um companheiro. Foi dessa procura que partiu a ideia de criar um guia que pudesse esclarecer ainda mais o assunto para outras mulheres e para a sociedade em geral”, explica a Diretora Médica do IVI Salvador, Dra Genevieve Coelho. Para conhecer o conteúdo, basta acessar o https://ivi.net.br/maes-independentes/.
Durante muito tempo, ser mãe “sozinha” foi visto com muito preconceito pela sociedade. As mulheres nessa situação eram taxadas de “solteirona” ou “separada”. Mas os tempos atuais trazem uma mulher cada dia mais empoderada. As mulheres de hoje seguem suas carreiras e comandam suas vidas. Elas estudam, ocupam altos cargos em grandes empresas, definem seus objetivos e escolhem seu futuro, inclusive, o de serem mães independentes.
E o sonho da maternidade agora pode coexistir com todos os outros projetos dessa mulher moderna. Se preferir estar no mercado de trabalho até se estabilizar, a mulher já tem a opção na medicina reprodutiva, por congelar seus óvulos para dar seguimento ao plano de ser mãe no momento em que queira. E se essa mulher agora quiser ser, por opção, mãe independente, ela já não depende de um homem para que seu sonho se realize por completo.

Como é possível ser mãe independente

Graças aos avanços da medicina reprodutiva, essas mulheres não precisam contar com a sorte de encontrarem o príncipe encantado. Elas podem contar com os bancos de sêmen para seguirem com o objetivo da maternidade independente.
O banco de sêmen funciona de forma semelhante a um banco de sangue, por exemplo. Voluntários que passam por uma bateria de exames, análises e anamneses. Depois de devidamente liberados, fazem a doação dos gametas em condição adequada para fecundação (qualitativa e quantitativamente). Esse sêmen é armazenado através de congelamento.
Para mulheres que durante a vida inteira idealizaram ser mães, tendo na maternidade a plenitude de sua vida, essa é a solução ideal. Sem nenhum tipo de contato ou identificação com o doador – através de regulamentações legais que a protegem inclusive. A mulher passa por análises com médicos especialistas em reprodução assistida. Eles buscam no banco de sêmen, doadores com características semelhantes e compatíveis às da mulher que irá receber a doação. Assim, há uma maior garantia de que a criança chegará ao mundo bastante parecida com a mamãe. Após essa etapa preliminar de exames e identificação do material a ser doado, os especialistas determinam o melhor tratamento a ser seguido. Normalmente é realizada a inseminação artificial ou, em alguns casos, a fertilização in vitro. Tudo vai depender da idade da mulher, de fatores de saúde, se há patologias, entre outros.
É sempre importante lembrar que o banco de sêmen é uma alternativa viável não apenas para mulheres que querem ser mães independente. Hoje ele pode ser utilizado por casais onde o homem sofre de infertilidade (e a doação também funcionará para a realização do sonho do casal) ou ainda para casos de casais homo afetivos, onde duas mulheres podem – através do método ROPA, adquirir o banco de sêmen.

Sobre o IVI – RMANJ

IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 200.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente tem 60 clínicas em 9 países e é líder em Medicina Reprodutiva. Em 2020, a unidade IVI Salvador completa 10 anos. https://ivi.es/ – http://www.rmanj.com/

Fonte:
Christiane Midlej

[email protected]