Jardim Príncipe ganha Pomar Comunitário no Dia Mundial da Água

Implantação do Projeto do Pomar Comunitário teve início em 2017 e já soma 21 áreas em vários bairros das cidade

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) preparou a área verde ao lado da ponte do Jardim Príncipe para receber mais um pomar Comunitário. No período da tarde, foram plantadas mudas de árvores frutíferas. Desta vez, porém, em respeito ao protocolo sanitário, o evento não contou com participação de alunos de escolas ou de representantes de empresas envolvidas no projeto. Apenas duas famílias do bairro que passavam pelo local no momento, foram convidadas a ajudar no plantio.

No total foram 22 mudas de espécies frutíferas, como limão-cravo, amora, carambola, cajá-manga e manga-espada. O pomar ganhou também algumas mudas de araucária. O vereador Luiz Gonzaga da Silva, o Luizinho do Açougue, acompanhou o trabalho dos servidores municipais da SAMA e auxiliou no plantio de algumas mudas.

O projeto Pomar Comunitário, idealizado pelo secretário Claudemir Rocha Mio (Tupã), e iniciado em 2017, já soma 21 unidades em diversos bairros da cidade, e envolve a comunidade na manutenção dessas áreas, que favorecem a avifauna, em especial da mata ciliar do Córrego da Prata. “Ajudemos, todos, com o desenvolvimento das mudas plantadas, frutíferas ou não, fazendo uma gestão participativa, conforme prevê a diretiva ‘arborização urbana’ do Programa Município Verde Azul”, explicou o secretário.

 

 

PM Lençóis Paulista