JetBlue decide trocar frota da Embraer por modelos A220 da Airbus

A Airbus obteve uma importante vitória nesta terça-feira (10), depois que a companhia aérea norte-americana JetBlue anunciou a compra de 60 jatos de corredor único A220-300, o primeiro grande pedido recebido para o modelo que anteriormente era chamado de CSeries e que vai marcar a substituição de aviões da Embraer operados pela empresa. Mais cedo nesta terça-feira, a Airbus anunciou que renomeou para A220 o modelo CSeries, da canadense Bombardier, que tem capacidade para 110 a 130 assentos. A Airbus assumiu o controle majoritário do deficitário programa de aeronaves da Bombardier.
O negócio foi fechado em 1 de julho do ano passado. “Nós sentimos que o 220 é perfeito para nossa rede, estratégia e experiência de cliente, e mais importante, para nossos controladores”, disse Steve Priest, vice-presidente financeiro da JetBlue, em entrevista por telefone. “É realmente a aeronave ideal para levar a continuidade de nosso programa de custos estruturados até a próxima década.” O A220 substituirá a frota atual da JetBlue de 60 aviões E190, da Embraer, com os jatos deixando de operar a partir de 2020. O triunfo do A220 sobre a Embraer prepara o terreno para uma competição acirrada entre a Airbus e a Boeing no mercado de aeronaves de corredor único.
A Boeing anunciou na semana passada um acordo preliminar com a Embraer para controlar as operações de aviões comerciais da fabricante brasileira, sob uma nova joint venture de 4,75 bilhões de dólares. “É uma decisão muito inteligente da parte da JetBlue porque o A220 é um avião extremamente flexível”, disse Henry Harteveldt, analista de frota do Atmosphere Research Group, acrescentando que se trata de um “avião completamente novo” com eficiência de combustível que permitiria à JetBlue transportar “mais 20 a 30 passageiros de graça”. A JetBlue disse que a nova aeronave será montada nas instalações da Airbus no Alabama (EUA) mas não descreveu os detalhes financeiros do acordo. A empresa não comentou detalhes financeiros da encomenda feita à Airbus.