Jogos para estimular o cérebro

Sempre que falamos de jogos, sobretudo de jogos online, o discurso mais comum está associado aos pontos negativos, como risco de adição ou aos danos que pode causar aos olhos e à postura.

Mas, com peso e medida, existem também muitos benefícios – e vão muito além do fator de entretenimento.

A pensar nisso, criamos para você uma lista com cinco jogos para estimular o cérebro que sabemos que você vai amar! Verá como os jogos podem ser usados para melhorar a agilidade, assim como a memória e a capacidade de raciocínio. Inclusive vários médicos alertam de como são poderosos para combater algumas doenças mentais, assim como problemas associados com a demência. Afinal, tal como os restantes músculos, também é importante estimular o cérebro para que este se mantenha em forma! Ora veja!

Xadrez

Recentemente, e graças à popularidade da série da Netflix “O Gambito da Rainha”, o xadrez voltou a estar na moda!

Este é sem dúvida um dos mais excitantes jogos, sendo perfeito para estimular a criatividade. De um modo mais mais educativo, o xadrez é também uma excelente ferramenta para explicar às crianças que todas as ações têm uma consequência, obrigando-as a pensar de forma estratégica e ponderada. O xadrez é também um jogo bastante civilizado, onde o perdedor é tratado com respeito, passando a mensagem do importante que é refletir e aprender com os erros.

Sudoku

É, sem dúvida, um dos jogos mais populares do mundo! O Sudoku é perfeito para trabalhar a destreza mental e capacidade de raciocínio. Como existe em diferentes níveis de dificuldade, facilmente se adapta a cada jogador, independentemente da idade e capacidade. É um jogo que ajuda a melhorar a concentração e a memória e ainda contribui para estimular o raciocínio lógico.

Jogos de Roleta

Muito divertido, esses jogos são também muito dinâmicos, potenciando a parte do cérebro responsável pela tomada de decisões rápidas. Existem vários tipos de jogo (a roleta americana, a europeia e a francesa) e online é possível jogar qualquer um deles, inclusive sem ter de apostar dinheiro. Verá como ganhar na roleta pode ser bem legal e uma excelente forma de passar o tempo!

Palavras Cruzadas

Ao fazer palavras cruzadas com frequência estará a estimular seu cérebro e a acelerar seu raciocínio. E mais: é um excelente jogo para aguçar sua curiosidade e conhecimentos, aumentando também sua cultura geral.

Já agora, sabia que muitos médicos que tratam de doenças relacionadas com a perda de memória, usam as palavras cruzadas com seus pacientes? Vários estudos indicam que quanto mais informação o cérebro recebe, mais sedento fica de conhecimento. Tem até pesquisas que mostram que algumas pessoas idosas rejuvenesceram o cérebro até 14 anos – impressionante, você não acha?

Jogo das Diferenças

Igualmente estimulante, pode ser o jogo das diferenças, que obriga o jogador a prestar atenção em detalhes mínimos, exigindo uma grande concentração. Mesmo para crianças, este tipo de jogo é muito popular sendo uma excelente ferramenta para estimular a capacidade de análise.

Seja online, na imprensa ou nos livrinhos da especialidade, facilmente encontrará diferentes versões desta atividade, devidamente adaptada às diferentes idades e necessidades. Além disso, este jogo pode vir em forma de ilustração, pintura, fotografia, etc..