Lago da Prata volta a receber volume normal

Vista área do Lago da Prata (foto arquivo Prefeitura Municipal)

A Prefeitura de Lençóis Paulista inicia a partir desta quinta-feira, 25, os procedimentos para o fechamento da barragem para restaurar o volume normal do Lago da Prata. O trabalho vai envolver as Secretarias de Planejamento e de Agricultura e Meio Ambiente.

Sob a supervisão da Comissão Municipal de Defesa Civil, o Lago da Prata teve seu volume reduzido no dia 23 de dezembro de 2020, para a redução do impacto das chuvas no período de alerta que segue até o final de março. O mesmo procedimento foi realizado em outras 14 represas para reduzir seus volumes durante o período crítico (dezembro a fevereiro). “É um trabalho extremamente importante. É um procedimento que vamos adotar todos os anos, diminuindo o volume das represas para reduzir o impacto de chuvas no período mais crítico das chuvas em nosso município”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio.

O procedimento executado no Lago da Prata segue critérios técnicos definidos por meio do Procedimento Padrão de Monitoramento e Controle Ambiental da Bacia do Rio Lençóis (PPMCA), elaborado pelo Conselho Técnico do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CGMH-RL). O PPMCA é uma ferramenta operacional de monitoramento de variáveis hidrogeobiológicas, que tem por objetivo o acompanhamento dos riscos de transbordo e consequentes eventos de enchentes e inundações em áreas críticas da bacia do Rio Lençóis.

PM Lençóis Paulista