Lençóis Paulista registra transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19)

O médico Norberto Pompermayer, Secretario de Saúde Ricardo Conti, Presidente da Câmara Nardeli da Silva e o Prefeito Anderson Prado

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 6 de abril, o prefeito Anderson Prado anunciou que o município já registrou a transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19), ou seja, não foi possível rastrear o caminho da infecção em um dos pacientes. Além disso, também foi registrado um caso de transmissão local, onde uma pessoa infectada transmitiu para seu(a) esposo(a). Até o momento da coletiva, Lençóis Paulista tem 3 casos positivos, 17 casos aguardando resultado de exame (o que incluí um óbito suspeito) e 4 negativos.

”No diagnóstico tomográfico destes pacientes foi possível observar indícios da contaminação pelo Covid-19 e, por estes casos serem sérios, pedimos um exame laboratorial privado que tem o resultado previsto para esta sexta-feira. No entanto, como esse paciente, que tem uma chance grande de ser confirmado como Covid, não saiu de Lençóis Paulista, temos elementos suficientes que demonstram que existe transmissão comunitária em nossa cidade. E isso muda totalmente o entendimento existente até na sexta-feira, data da última coletiva”, explica o prefeito.

Essa informação foi passada ao prefeito nesta segunda-feira, durante uma reunião às 10h da Comissão Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento de COVID-19. No encontro, diante desse novo cenário, os membros da comissão expressaram sua opinião pela manutenção das medidas de afastamento social realizadas este momento, como forma de reduzir a velocidade do contágio em Lençóis Paulista.

Além da questão da transmissão comunitária, o prefeito Anderson Prado pontuou durante a coletiva que o cumprimento do decreto do governador João Dória é obrigatório a todos os prefeitos e prefeitas dos 645 municípios paulistas. “Mesmo que eu quisesse, e entendo que o momento agora é de continuar com as medidas de isolamento ou afastamento social, eu não poderia contrariar uma medida do governo de São Paulo, como também não posso contrariar uma medida de nossa presidente Jair Bolsonaro. Já disse isso muitas vezes e, quem me conhece sabe o quanto é difícil manter fechado o comércio. Mas nesse momento isso é necessário”, declarou o prefeito.

Seguindo decreto do Governo do Estado, a quarentena foi prorrogada por mais 15 dias, até o dia 22 de abril. Segundo o governo estadual, a medida de prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o estado. Prado também informou que deve decretar estado de calamidade no município, medida que precisa ser apreciada pela Assembléia Legislativa.

O prefeito também reforçou a necessidade da colaboração da população para manter as medidas de isolamento social, consideradas a melhor maneira de impedir a contaminação pelo novo coronavírus. “Falo agora com a juventude, que acha que não vai acontecer nada e que nesse fim de passada lotou o Parque do Povo. Você pode não ficar doente, mas pode ser o causador da morte de sua mãe, do seu pai, do seu irmão ou dos seus avós. A mesma coisa eu digo para você que deu um jeitinho para jogar bola no fim de semana. Isso é sério gente e todos precisamos ter responsabilidade”, completou o prefeito.

Também participaram da coletiva o presidente da Câmara Municipal, vereador Nardeli da Silva, o secretário de saúde, Ricardo Barbeiro e o representante da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento do Covid-19, Norberto Pompermayer.

O presidente da Câmara foi na mesma linha do prefeito e também defendeu fortemente as medidas de afastamento social. “O momento agora cuidar de vidas e se não obedecermos agora e ficarmos em casa, podemos nos arrepender ali na frente”, declarou o presidente.

O Dr. Norberto respondeu questionamentos da imprensa e também fez uma breve explicação sobre os diferentes tipos de máscaras e defendeu sua utilização por toda população. Ele, inclusive, por pertencer ao grupo de risco, estava usando máscara hoje, durante a coletiva. “Claro que existem máscaras que protegem mais e outras menos, mas ao usar uma máscara, mesmo feita em casa, você já está mais protegido do que se não a estivesse usando”, disse.

Leia outras notícias