Lençóis Paulista sobe posições no VerdeAzul e fica em primeiro na bacia Tietê-Jacaré

Troféu e certificado foram recebidos pelo prefeito Prado e interlocutor Helton Damacena

Lençóis Paulista conseguiu destaque novamente no ciclo 2018 do Programa Município VerdeAzul. Com a pontuação de 89,28 pontos em uma escala que varia de 0 a 100, a cidade ficou na 17ª posição no ranking ambiental paulista. Além de ficar entre os 20 melhores do Estado de São Paulo, o município conquistou também o Prêmio “Franco Montoro” por ter sido o primeiro classificado dentre os 34 municípios da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.

O evento de certificação aconteceu na quinta-feira, 20, no Palácio do Bandeirantes, e Lençóis Paulista esteve representado pelo prefeito Anderson Prado, por membros das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).

“Esse é o segundo ano que participo do prêmio estando prefeito de Lençóis Paulista. E, assim como disse no ano passado, o mais importante é que dentre os 645 municípios paulistas avaliados pelo programa, Lençóis Paulista ficou entre os 69 certificados nesta edição. Claro que é ótimo saber que dentre esses 69, Lençóis ficou no 17º lugar e em primeiro dentro de nossa bacia hidrográfica. Aproveito esse momento para parabenizar o secretário Tupã, o interlocutor do VerdeAzul de Lençóis, o Helton, e também todos os servidores tanto da Secretaria do Meio Ambiente como também das demais secretarias, que também se envolvem com o projeto”, declarou o prefeito Anderson Prado.

A cerimônia também contou com a presença do Governo do Estado de São Paulo, Márcio França, do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, do Gerente da Cestesb, Carlos Roberto dos Santos, do Coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, Coordenadora Estadual de Defesa Civil, Helena dos Santos Reis, Deputado Estadual, Itamar Borges e o diretor da ANAMMA, Rogério Menezes.

O Interlocutor do Programa Município VerdeAzul de Lençóis Paulista, Helton Damacena, também recebeu homenagem com mais 24 interlocutores mais antigos do PMVA. O governador Márcio França, mesmo com agenda lotada neste fim de ano conseguiu um espaço para prestigiar o evento, e discursou aos presentes já em clima de despedida, mas falando das ações efetivas de seu governo e parabenizando os municípios que conseguiram a certificação.

O resultado demonstrou um avanço considerável de Lençóis Paulista, da 29ª posição em 2017 para a 17ª em 2018. Porém, no ranking são apenas números e deve-se enfatizar o benefício das ações realizadas em prol do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida da população lençoense, sendo que as tarefas devem ter continuidade em 2019.

Representaram Lençóis Paulista no evento as coordenadoras de projetos da Secretaria de educação, Sabrina Amoedo dos Santos e Rosalina Souza Ferreira, a bióloga Milena Guirado Coneglian, do SAAE, Marcelo Martins Oliva, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Luiz Cavassuti, membro do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e membros da assessoria de comunicação da Prefeitura.

Origem do PMVA

Lançado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA – tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos 645 municípios paulistas com base nas dez diretivas propostas, que são: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, por meio de uma série de ações desenvolvidas a cada ciclo, com envio de arquivos comprobatórios e elaboração de Plano de Gestão Ambiental Municipal.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL