Leo Clube do Lions se mobiliza para a coleta seletiva

A campanha “Recicle seus Hábitos” faz parte do programa Município Verde Azul

No sábado, 23 de fevereiro, aconteceu mais uma campanha “Recicle Seus Hábitos” em prol da coleta seletiva municipal em Lençóis Paulista, desta vez com participação de jovens integrantes do Leo Clube de Lençóis Paulista, supervisionados por Júlio Antônio Gonçalves e Inês, do Lions, e pelo educador ambiental Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

A ação estabelecida pela Lei 4.989/2017, que estabelece o Programa Municipal de Educação Ambiental, foi realizada no bairro Bela Vista II, entre as ruas Santo Antônio e Jalisco, onde os participantes foram distribuídos em duplas para que realizassem pesquisas de opinião com os moradores, chamando-os a participarem efetivamente da coleta seletiva no bairro, que ocorre na região sempre as sextas-feiras no período da manhã pela equipe da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem). Como principal resultado, foi possível detectar que 74% dos moradores entrevistados separam e entregam o material reciclável para a coleta seletiva municipal.

Outros temas foram abordados e merecem atenção especial, como o descarte correto de pilhas e baterias do programa “Quando Acaba a Pilha”; e óleo de cozinha usado, que pode ser revertido para fabricação de sabão caseiro, coleta seletiva ou campanha da Copróleo nas escolas. A arborização também foi tema abordado na pesquisa e 4 moradores aceitaram colaborar com plantio no calçamento, sendo que a decisão foi tomada a partir da campanha, envolvendo assim a gestão participativa.

A ação será apresentada como continuidade da educação ambiental, que visa a sensibilização e mobilização para a coleta seletiva do programa Município Verde Azul.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL