Lwart atinge zero geração de resíduos em processo produtivo

 

Relatório de sustentabilidade divulgado pela companhia aponta resultados positivos em 2020 e estabelece a cultura ESG

 

Foto da empresa Lwart de Lençóis Paulista que produz celulose e reciclagem de lubrificantes.

A realização de investimentos em pessoas, conhecimento, tecnologia, saúde e segurança, processos produtivos amigáveis ao meio ambiente e logística reversa é uma constante prática da Lwart Soluções Ambientais, referência mundial em rerrefino de óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC). De acordo com o Relatório de Sustentabilidade divulgado este mês pela companhia, em 2020 a Lwart atingiu a marca de zero geração de resíduos em processo produtivo e ampliou sua presença de mercado nos segmentos de coleta do OLUC e no fornecimento de óleo mineral básico do Grupo II. Esse avanço, aliado aos programas de governança e projetos sociais, contribuíram para estabelecer a cultura ESG na empresa.

Em 2020, resíduos perigosos gerados foram enviados para co-processamento. De acordo com Aylla Kipper, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais, a companhia possui o compromisso de fechar os ciclos dos resíduos pós-consumo, incluindo os gerados nas atividades administrativas e acessórias. “priorizamos as destinações para tecnologias como co-processamento e reciclagem. Todos os resíduos são gerenciados conforme legislação aplicável, recebendo a destinação ambientalmente correta”, afirma.

O principal resíduo perigoso do processo de rerrefino, devido à quantidade de geração, é o catalisador, ao fim de sua vida útil o material apresenta alta concentração de metais, que possibilitam a reciclagem, entrando em um novo ciclo produtivo. “Todos os resíduos que podem gerar valor, como os recicláveis, são doados para instituições com foco na inclusão social e geração de renda local”, explica Aylla.

Já consolidada no mercado latino-americano como empresa líder na coleta e rerrefino do OLUC, a Lwart também ampliou o seu market share no segmento. Mesmo com o impacto nas operações ocasionado pela Covid-19, que diminuiu a geração de óleo lubrificante usado dadas as restrições comerciais adotadas em muitos estados, a empresa ampliou sua presença de mercado na coleta do OLUC, sendo responsável por 31% da participação no mercado nacional. Em relação à produção de óleo básico do Grupo II, produto resultante do processo de rerrefino do OLUC, a Lwart também ampliou em 9,2% sua presença de mercado, alcançando o índice de 49% de participação no setor.

“Mesmo com a redução de geração de OLUC pelo mercado interno devido à pandemia, a Lwart manteve o atendimento normal aos clientes de óleo básico, devido aos estoques reguladores existentes e às medidas aplicadas para garantir a coleta de OLUC, resultando em um índice de satisfação do cliente de óleo básico de 99,10%”, explica Aylla.

Compromisso com as pessoas

A Lwart possui colaboradores em praticamente todo o território nacional e valoriza a contratação de pessoas nas regiões em que está presente, dando oportunidade de desenvolvimento socioeconômico local. O respeito a diversidade e o multiculturalismo também estão presentes, os processos de recrutamento e seleção garantem a não discriminação por gênero, raça, orientação sexual e religiosa. Atualmente, as mulheres são metade do efetivo nas áreas administrativas e 35% em cargos de liderança.

A Lwart também promove programas para o desenvolvimento dos seus colaboradores, como por exemplo: Crescer Juntos, focado em educação corporativa, programa de estágios e trainee e gestão de desempenho. Outra iniciativa importante é o programa Lwart Para Todos, que tem o objetivo de atrair, reter, integrar e trazer oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência.

Atuação na comunidade

O Relatório de Sustentabilidade aponta que a Lwart esteve presente em 25 programas de engajamento com a comunidade local, como o Instituo Lidera Jovem, Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, A Hora do Conto, Natal Cidadão, entre outros. Com sede em Lençóis Paulista, SP, a empresa visa sempre desenvolver seus programas e financiar projetos voltados à sua região de atuação.

“Temos como objetivo continuar investindo, além de ampliar os programas e projetos nos locais onde estão nossas filiais, agregando valor e trazendo resultados efetivos para as comunidades impactadas. Com recursos próprios investimos em projetos com patrocínios, realizamos doações mensais e somos, por exemplo um dos mantenedores do Instituto Lidera Jovem. Também investimos em Projetos de Incentivo Fiscal, pela Lei de Incentivo à Cultura, Lei de incentivo ao Esporte, Fundo do Idoso, Fundo da Criança e Adolescente, PRONON, PRONAS”, explica Aylla.

Todo o trabalho desenvolvido pela Lwart apontado no Relatório de Sustentabilidade reafirma o compromisso da empresa com a economia circular. “Na Lwart Soluções Ambientais nós acreditamos que nada se perde, tudo se transforma, e que os resíduos são uma fonte de enorme valor. Por isso, acreditamos no poder da economia circular e em sua potência para a preservação do planeta. Valorizamos a integridade, relações sustentáveis e sabemos da importância da interdependência entre pessoas, empresas e a natureza. Tudo o que nós fazemos é pensado da melhor forma, com uma abordagem inovadora, conhecimento e tecnologia. Acreditamos no poder da transformação como contribuição ao planeta de hoje e do futuro”, finaliza Aylla.

Para mais informações, acesse no link abaixo o Relatório de Sustentabilidade 2020:https://www.lwart.com.br/sustentabilidade/

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é uma das maiores do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado. É também a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance, do Grupo II. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart amplia sua atuação e passa a coletar, destinar e transformar, dentro das melhores práticas da economia circular, resíduos pós-consumo do setor automotivo. A Lwart Soluções Ambientais tem uma das plantas mais modernas do mundo para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado. Com sede em Lençóis Paulista (SP), conta com 17 centros de coletas espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Seu processo é rastreável e sua atuação segue as mais estritas normas de compliance. Mais informações emwww.lwart.com.br.