Meio Ambiente implementa novos “Espaços Árvores”

Neste 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore e como forma de respeito à natureza, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prossegue com a implantação dos “Espaços árvores” no calçamento de prédios públicos, de acordo com uma das tarefas da diretiva “Arborização Urbana” do Programa Município Verde Azul, sendo que este trabalho deve ser desenvolvido a longo prazo, ou seja, em até 12 anos, conforme cronograma.

O espaço árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e Decreto Executivo nº 493/2017. Ainda tem por finalidade melhorar as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro. Esta ação serve como exemplo à população sobre a adoção da medida.

A largura mínima para ser instalado o “Espaço Árvore”, no viário, será de no mínimo 2 (dois) metros de largura. Para a construção do espaço deve-se levar em consideração 40% da largura, ou seja, 80 cm, e o comprimento deve ser o dobro (1,6 m). Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e além das dimensões esse espaço deverá ter um elemento de identificação visual.

Recentemente o “espaço árvore” também foi implantado no calçamento do Museu “Alexandre Chitto” (Centro); CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão (Centro); Secretaria de Assistência Social (Centro); Casa da Cultura (Centro); Creche Morfina Grandi Paccola (Ubirama); EMEI Áurea Damasceno Bernardes (Ubirama); Creche Marta Dalben (Jardim Açaí); EMEIF Maria Zélia C. Prandini (Júlio Ferrari); Centro de Convivência Therezinha Ramos (Cruzeiro); EMEF Irma Carrit (Cruzeiro); Creche Dona Augusta Parpineli Zillo (Cruzeiro); UBS José Nege (Cruzeiro), além de outros que já receberam o “espaço árvore” anteriormente.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL