Monsenhor Carlos deixa Lençóis e assume Arquidiocese de Apucarana-PR

Lençóis Paulista perde um grande líder espiritual. Monsenhor Carlos José de Oliveira, por determinação do Papa Francisco vai assumir a função de Arcebispo na cidade de Apucarana, no Paraná. O competente religioso vai comandar mais de 60 paróquias e cerca de 80 padres. Ele chegou a Lençóis Paulista em 1996 e dirigiu o hoje Santuário Nossa Senhora da Piedade durante 22 anos. Padre Carlos, como é mais conhecido, conseguiu ao longo dessas duas décadas criar vastos círculos de amigos. Promoveu amplas reformas no  Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, um dos mais belos cartões postais da cidade, realizou as festas da Padroeira que hoje se constitui num dos eventos mais esperados pela população, revitalizou a praça Dom José Magnani que circunda a Igreja e sob seu comando, foram realizados um sem número de movimentos religiosos visando envolver – sobretudo os jovens –  nas atividades da igreja.

Monsenhor Carlos José de Oliveira

O Monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu (SP) primogênito de Mario Salvador de Oliveira e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de Outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.

O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília (SP), foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.

O Prefeito de Lençóis, Anderson Prado escreveu em sua rede social….

“Hoje, o Papa Francisco nomeou o nosso Monsenhor, agora Dom Carlos, para ascender à condição de Bispo em Apucarana, no estado do Paraná. Para comunidade católica de Lençóis Paulista é um momento de alegria e tristeza, já que isso também significa a despedida de uma das mais importantes figuras do catolicismo lençoense ao longo da história. Decerto, também sabemos do grande exemplo de homem de fé e da capacidade administrativa aliada à liderança religiosa, por isso, pelo Papa, foi escolhido para tão importante ofício. Que Deus proteja e abençoe. Sempre. Estamos orgulhosos. Sabemos que Lençóis Paulista e a brava gente lençoense sempre estarão em seus pensamentos, orações e coração”.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL