Pacto vai definir reabertura gradual das atividades em Lençóis Paulista

  • “Foi um esforço sobre-humano para compilar todos os dados e construir este pacto que vai abrir as portas da economia, preservando a vida” diz Prado.
Presidente da Câmara Nardeli da Silva e o prefeito Anderson Prado

Lençóis Paulista se prepara para dar mais um passo rumo a retomada gradativa de suas atividades econômicas a partir do dia 1º de junho. O anúncio foi feito pelo prefeito Anderson Prado durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 28, ao apresentar detalhes do Pacto Regional estabelecido nesta semana e que conta com a participação de 39 municípios, incluindo Lençóis, para a flexibilização dos setores da cadeira produtiva. “Este pacto foi construído pelos 39 municípios da região administrativa de Bauru. Trabalhamos de forma colegiada. Desde o início eu defendi que a flexibilização deveria ser setorizada, de acordo com a vocação regional e das características dos municípios”, pontuou Prado ao abrir a coletiva.
O chefe do Executivo destacou o papel do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazetta que liderou todo o processo. “Foi um esforço sobre-humano para compilar todos os dados e construir este pacto que vai abrir as portas da economia, preservando a vida. Lençóis atendeu a esse chamado, nossa cidade foi ouvida e desfruta de prestígio no âmbito regional”, acrescentou. Terminado a conferência, Prado seguiu para uma videoconferência com os trinta e oito prefeitos para delinear e pactuar os detalhes acerca das medidas para a implantação do Pacto Regional.
Prado lembrou que todas as decisões e medidas serão adotadas de forma colegiada pelos prefeitos. “É importante dizer que as cidades serão fiscalizadas e monitoradas para o estabelecimento do regramento para o avanço ou retrocesso em cada cenário de abertura”, esclareceu.
O Pacto Regional elaborado pelos 39 municípios, estabelece e estrutura a retomada das atividades por meio de três eixos: Vida e trabalho (normas e conduta), Cidade Preparada (Ações) e Município Seguro (Monitoramento).
“Todas as medidas e decisões serão validadas por meio de decretos editados pelos respectivos chefes do Poder Executivo dos municípios que integram o Pacto. É uma união de formas, uma construção coletiva”, frisou. Prado informou que o decreto com os regramentos será publicado nesta sexta-feira ou no sábado.
Na abertura da coletiva, Prado lembrou que já foram realizadas 928 notificações para testagem da Covid19. “Temos coragem e vamos continuar fazendo a testagem para isolar com mais rapidez, para promover a segurança. Infelizmente o Brasil chegou a 25.598 óbitos e 6.712 no Estado. É como se perdêssemos uma Igaraçu do Tietê. Minhas condolências aos familiares dessas pessoas que perderam a vida”, disse.

Cine Drive solidário

O chefe do Executivo informou ainda que o Cine Lençóis deve anunciar para os próximos dias, o “Cine Drive Solidário”, uma iniciativa para que os lençoenses possam assistir filmes dentro de seus veículos, mas com todo regramento. “Colocamos a vida em primeiro lugar mas a economia é que mantém a sociedade”, completou. Prado também cumprimentou todos os profissionais que atuam na imprensa lençoense pelo Dia Mundial dos Meios de Comunicação, comemorado nessa quarta-feira, 27 de maio.

Responsabilidade e compromisso

O presidente da Câmara, vereador Nardeli da Silva, reafirmou o compromisso de continuar trabalhando no enfrentamento à Covid19, apoiando as ações e o trabalho do Poder Executivo, dos profissionais de Saúde e do Comitê de Combate à Covid19. “Estamos nos despedindo da fase um de combate ao Coronavírus. Esta fase exigiu muito, tivemos coragem de adotar medidas duras, amargas, consideradas impopulares, mas saio fortalecido, aprendi muito e sempre adotei uma postura de responsabilidade e compromisso”, destacou.