Parceria entre Administração Municipal e Hospital Piedade vai oferecer atendimento odontológico para crianças com deficiência

Com o equipamento, crianças com deficiências serão atendidas no Hospital N. S. da Piedade

Uma parceria formalizada entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Hospital Nossa Senhora da Piedade, vai possibilitar o atendimento odontológico às crianças com deficiência. Anteriormente as crianças eram encaminhadas ao Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAEOE), em Araçatuba.

A parceria é fruto do projeto para atendimento odontológico para crianças com deficiência, e surgiu para a atender a demanda da área pela Secretaria de Saúde, do apoio do Hospital Nossa Senhora da Piedade e de um pedido feito pela vereadora Diusaléia de Fátima Jacomino Furlan.

O objetivo deste projeto é atender esses pacientes, visando a redução na incidência de problemas periodontais, redução de cárie dentária, infecções de origem odontogênica entre outros e propiciando melhores condições de saúde bucal.

Pessoas com deficiência são indivíduos que apresentam uma alteração ou condição, simples ou complexa, momentânea ou permanente, de etiologia biológica, física, mental, social e/ou comportamental, que requerem uma abordagem especial, multiprofissional e um protocolo específico de atendimento.

Investimento e estruturação A Secretaria de Saúde investiu R$ 6.330,00 para a aquisição dos equipamentos que serão utilizados durante a realização dos procedimentos. A estruturação de serviços em saúde bucal voltado para esta clientela requer a atenção em todos os níveis de complexidade, portanto impõe a necessidade de um trabalho integrado da equipe de saúde.

Inicialmente, serão encaminhados aqueles pacientes com problemas mentais e comportamentais que são atendidos pela APAE e os que passaram pelas unidades básicas de saúde, foram avaliados pelo cirurgião-dentista quanto à necessidade de tratamento odontológico e não permitiram o atendimento clínico ambulatorial convencional (veja box).

Cuidando de gente

O prefeito Anderson Prado participou da entrega dos equipamentos e destacou a viabilização da parceria entre o Município e o Hospital Nossa Senhora da Piedade. “Assim como o Hospital Nossa Senhora da Piedade cuida de gente, este governo tem como premissa cuidar das pessoas, oferecendo qualidade de vida aos lençoenses. Evitar que uma família tenha que viajar até Araçatuba para ter acesso a um serviço como esse, sem dúvida isso é uma forma melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

Além do prefeito Anderson Prado, participaram do encontro a vereadora Diusaléia de Fátima Jacomino Furlan, o secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro, o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra, o Administrador do Hospital, Luiz Otávio Viana, a gerente executiva da UPA, Cleide Rafael, a auxiliar administrativa da Rede de Combate ao Câncer, Natália Cristina Angélico, a cirurgiã dentista odontopediatra, Luciana Lourenço Ribeiro Vítor, e o cirurgião dentista especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilofacial, Danilo Augusto de Souza Silva.

Atendimento

O Projeto de atendimento odontológico vai realizar atendimento para pacientes que apresentam: – Movimentos involuntários que coloquem em risco a sua integridade física e aqueles cuja história médica e condições complexas necessitem de uma atenção especializada; – Deficiência mental, ou outros comprometimentos, que não respondem a comandos, não cooperativos após tentativas frustradas de atendimento na UBS; – Deficiência visual ou auditiva ou física quando associadas aos distúrbios de comportamento, após tentativas frustradas de atendimento na UBS;- Patologias sistêmicas crônicas, endócrino-metabólicas, alterações genéticas e outras, quando associadas ao distúrbio de comportamento;- Distúrbio neurológico grave (ex. paralisia cerebral). – Doenças degenerativas do sistema nervoso central, quando houver a impossibilidade de atendimento na unidade básica e – Outros desvios comportamentais que tragam dificuldade de condicionamento

Cadeira de rodas Após a apresentação do equipamento odontológico, representantes da Rede de Combate ao Câncer e da UPA receberam uma cadeira de rodas, equipamentos doados pelo Hospital Nossa Senhora da Piedade e que foram customizadas pela artista plástica Cássia Rando.