Pelo segundo ano consecutivo, Lwart Lubrificantes é destaque do Guia EXAME Sustentabilidade 2018

  • Empresa de Lençóis Paulista (SP) continua entre as mais sustentáveis do País no setor Químico, atuando em diversas frentes para diminuir o impacto ambiental da atividade de coleta e rerrefino
Equipe da empresa que esteve no evento de premiação

 Pelo segundo ano consecutivo, a Lwart Lubrificantes figura entre as empresas mais sustentáveis do País. A edição 2018 do Guia EXAME Sustentabilidade, publicado no mês de novembro, colocou a empresa de Lençóis Paulista (SP) – líder na América Latina na coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado (OLUC) – entre os destaques no setor Químico, dando ênfase às boas práticas adotadas em diversos aspectos da sustentabilidade.

A Lwart Lubrificantes faz parte de um seleto grupo de 77 empresas selecionadas em quase 20 setores da economia, em um ranking de quase duzentas inscritas. O levantamento contempla informações importantes que refletem a cultura, a conduta e os impactos da atividade da empresa no cotidiano da sociedade. A transformação de um resíduo perigoso em matéria-prima no mesmo processo produtivo – óleo básico de alta qualidade -, aliada ao uso da tecnologia e iniciativas com toda a cadeia, foram evidenciadas pela publicação.

O Guia EXAME Sustentabilidade, que realiza importante levantamento de práticas de responsabilidade corporativa do Brasil, tem a metodologia estabelecida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (GVces). A Lwart Lubrificantes obteve destaque em indicadores relacionados ao relacionamento com clientes e comunidade, gestão de resíduos e biodiversidade e governança, que ressaltam o compromisso da empresa para diminuir de todas as formas o impacto ambiental de sua atividade.

Na Lwart Lubrificantes, nada se perde

O representante de Relações Institucionais da Lwart Lubrificantes, Manoel Browne, destaca que a empresa atua em várias frentes para alcançar esse importante objetivo para o planeta, por meio de boas práticas junto aos fornecedores, estimulando-os ao manejo do resíduo do óleo pós-consumo, de maneira a gerar a matéria-prima com mais qualidade, apta à reciclagem (rerrefino). Ao mesmo tempo, empregando tecnologia nas sobras do processo para agregar mais valor aos subprodutos; com isso, eliminando destinação para aterros industriais.

 “Trabalhamos com muita dedicação para aumentar o recolhimento do óleo lubrificante usado, o que naturalmente viabiliza a sua reutilização e abastecimento do mercado de lubrificantes. Igualmente importante é a redução da emissão de gás carbônico e outros gases de efeito estufa, uma vez que a performance do rerrefino é relevante para o meio ambiente, conforme estudos científicos e relatório da ONU”, comenta. No processo da Lwart, uma tonelada de óleo produzido a partir da reciclagem pelo rerrefino gera 663 kg de CO2, bem menos que os 4.440 kg gerados no processo primário de produção upstream.

 A Lwart Lubrificantes atua fortemente para diminuir a quantidade de água presente no óleo usado, muitas vezes por mau armazenamento. O índice médio pode chegar a 10%, o que justifica adotar um modelo de remuneração variável como estímulo à boa guarda e ações de conscientização do manejo em oficinas, concessionárias e indústria, por exemplo.

 A maturidade que o negócio de coleta e rerrefino atingiu na Lwart Lubrificantes pode ser vista pela destinação e reaproveitamento 100% do óleo recebido: de 100 litros, 72 viram óleo básico, 8 de frações de óleo leve, comumente utilizada pelo setor de energia e agricultura, 9 são água, que é tratada com rigor e devolvida à natureza e os outros 11 são subprodutos Associação Brasileira da Indústria do Plástico de base asfáltica, que servem de matéria prima para impermeabilização em outras indústrias. “Aqui, nada se perde”, ressalta Manoel Browne.

 A Gerente de RH e Comunicação Corporativa, Laura Camara, ressalta a importância do papel dos colaboradores nessa conquista. “A presença da Lwart Lubrificantes no Guia é resultado do esforço de cada um. Reflete o nosso comprometimento com os princípios de gestão sustentável e com o desenvolvimento econômico e social. O rerrefino preserva o meio ambiente e protege recursos naturais não renováveis”, analisa.

Em 2018, a Lwart Lubrificantes ainda avançou para a criação de um novo negócio: o Centro de Tecnologia Analítica LWARTECH, passando a ser referência também na prestação de serviços de análises e pesquisa nas áreas de óleos básicos, óleos lubrificantes, óleos isolantes e óleos usados ou em uso, entre outros fluidos. Atuando de forma independente ao negócio principal, tem como clientes produtores de óleos, fluidos minerais, lubrificantes, usuários destes produtos, transportadoras, indústrias, empresas de manutenção automotiva, empresas do setor elétrico e outros laboratórios que terceirizam tais atividades.

 “O laboratório é uma forma de transmitirmos o know-how adquirido em décadas, fazermos novos negócios e ainda contribuirmos com o aprimoramento do setor com inovação”, conclui o executivo.

Lwart Lubrificantes

Fundada em 1975, a Lwart Lubrificantes é líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, processo que transforma um resíduo perigoso em óleo mineral básico de qualidade. A empresa conta com o sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ISO 9001 e possui moderna estrutura logística, com 16 centros de coleta estrategicamente localizados no país e uma frota de mais de 300 veículos. A Lwart Lubrificantes capta aproximadamente 136 milhões de litros de óleo lubrificante usado ao ano, que são transformados em mais de 116 milhões de litros de óleo mineral básico. A atividade sustentável da Lwart Lubrificantes poupa os recursos naturais e contribui para a preservação ambiental quando retira do mercado um resíduo perigoso para o meio ambiente e fecha o ciclo de vida do produto, que pode ser utilizado infinitas vezes para a produção de lubrificantes utilizados em máquinas e motores.

Para saber mais sobre a importância do rerrefino para a preservação dos recursos naturais, acesse: www.lwartlubrificantes.com.br.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL

 



 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário