Plantão da Polícia Civil na região vai ser transferido para Bauru

Plantão da Polícia Civil na região vai ser transferido para Bauru

A partir de dezembro, a CPJ de Bauru atenderá demanda policial de 18 cidades à noite, nos finais de semana e feriados

A partir do primeiro dia de dezembro, o plantão da Polícia Civil na região será transferido para Bauru. O que significa que, ocorrências graves e flagrantes atendidos pela Polícia Militar, em 18 cidades (veja a lista completa ao lado), deverão ser trazidos para Bauru para serem registrados, isto se ocorrerem nos períodos da noite, aos finais de semana e em feriados, porque não haverá mais expediente de sobreaviso nessas delegacias. O atendimento será voltado aos PMs e acontecerá no prédio da Central de Polícia Judiciária (CPJ), que fica na quadra 23 da avenida Rodrigues Alves.

O chamado Plantão Unificado de Atendimento só atenderá a região. As ocorrências policiais de Bauru continuarão registradas no Plantão Policial ao lado da Câmara Municipal, na praça Dom Pedro 2.º.

A portaria que instituiu o Plantão Unificado foi publicada no início de novembro. Assinada pelo delegado Seccional Luciano de Barros Faro, a medida visa obedecer a um direcionamento do governo do Estado de otimizar recursos existentes, considerando o atual quadro de profissionais (que está defasado), possibilitando um expediente mais adequado.

EXPEDIENTES

Com isso, as delegacias dessas 18 cidades passarão a funcionar oficialmente apenas das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Das 18h às 8h, o plantão se dará por Bauru. Assim também ocorrerá aos finais de semana e feriados, mas, neste caso, o horário se estende mais, das 18h de sexta às 8h de segunda. E, em feriados, das 18h do dia anterior ao feriado até às 8h do dia posterior ao feriado.

Somente em feriados municipais é que cada delegacia terá equipe de sobreaviso durante o dia.

“Todas as outras delegacias Seccionais da região já adotaram este modelo otimizado de trabalho, Marília, Jaú, Ourinhos… É algo que traz vantagem para população por conceder mais tempo para a investigação e condução de inquéritos policiais nas delegacias”, comenta Luciano.

PARA PMs

O Plantão Unificado não atenderá o público, apenas a PM. “Basicamente, são flagrantes e ocorrências trazidas pela PM em que há necessidade de deliberação do delegado, como quando há violência e grave ameaça ou crimes que deixam vestígios”, diferencia o delegado Luciano, que será coordenador do novo serviço.

O Plantão Unificado contará com três policiais, um delegado, um investigador e um escrivão. “Teremos outra equipe com três policiais sobressalentes em Bauru, caso haja necessidade de deslocamento para alguma ocorrência”, cita o delegado. “Tudo foi pensado com base em estatística. A região registra, em média, um flagrante a cada dois dias”, explica Luciano.

DISTÂNCIA E PATRULHAMENTO

Sobre a distância, já que cidades como Ubirajara ficam a quase uma hora de Bauru, o delegado relativiza. “Algum delay (atraso) já existia quando o policial civil de sobreaviso da cidade era acionado, então nada será agravado. Este será o tempo de deslocamento da equipe que estará pronta para atender a ocorrência, se for preciso”, pontua.

O Seccional também garante ter acertado com o comando da PM que a equipe só se deslocará até Bauru para apresentar a ocorrência quando for coberta por outra, para que o município não fique sem patrulhamento.

Integram o Plantão Unificado

Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Ubirajara.

Fonte: jcnet.com.br
por Marcele Tonelli
foto: Aceituno Jr