Poder curativo de frutas e verduras

Podemos tirar da natureza vários alimentos capazes de recuperar a saúde e fortificar o organismo. Frutas e verduras são verdadeiros remédios, pois previnem doenças e também auxiliam, e muito na cura.

Abacate

Recheado de carboidratos, gordura, vitaminas (A,B,D e E) e sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro), combate o mau colesterol, promovendo uma verdadeira limpeza no sangue e também é bom para os rins, o fígado, a digestão e contra o reumatismo e a artrite. Por causa dessas várias propriedades, o abacate é recomendado para pessoas que sofreram de desnutrição. Deixa a pele bonita e evita que ela fique seca.

Abacaxi

Rico em vitaminas A e C, em proteínas, carboidratos e em sais minerais, ajuda a ter uma boa digestão e um ótimo funcionamento do intestino. É eficiente contra a anemia, por causa de sua acidez, que ajuda o organismo a absorver ferro.

Acerola

Poderosíssima fonte de vitamina C, além de vitamina A, ferro, fósforo e cálcio. Seu uso é saboroso e refrescante. Previne a gripe, atua contra o excesso de ácido úrico e diminui a febre.

Alface

Dá pra fazer suco com alface para vencer a insônia e o reumatismo.

Banana

Fruta com muitas vitaminas (A, B e E), sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e fibras. Atua na força dos músculos e é realmente boa para evitar câimbras. Regula o trabalho intestinal, ativa os anticorpos e previne infecções. Faz bem para o coração e combate a hipertensão.

Beringela

Há muitos estudos a respeito dos benefícios da beringela para a saúde do coração. De qualquer forma, é um alimento nutritivo e que pode entrar em receitas de chás e sucos.

Brócolis

O suco desse alimento ameniza o mal-estar da gravidez, combate a hipertensão, o cansaço, a anemia e disfunções da bexiga e dos rins.

Caju

Anemia, diabetes, infecções, febre, diarréia e problemas respiratórios. Tudo isso perde a força quando você ingere caju, uma fruta com bastante vitaminas A e C.

Caqui

Riquíssima em vitaminas A e C, essa fruta ajuda a enfrentar fraqueza, cansaço e estresse, além de cortar diarréias e agir contra problemas estomacais e infecções urinárias. Mas ATENÇÃO: mulheres grávidas não devem ingerir as sementes do caqui, pois elas são abortivas.

Carambola

Tem vitaminas A e C de sobra e assim como o caju, atua contra diabetes, intestino solto. Se você estiver com coceiras na pele, manchas e alergias, a carambola é muito boa pra resolver esses problemas.

Cenoura

Excelente para a saúde da pele, dos cabelos e dos olhos e fortalece o processo digestivo.

Chuchu

É um bom calmante e também combate a obesidade e problemas estomacais.

Coco

O leite de coco verde é realmente milagroso, é um aliado de beleza da pele, enfrenta diabetes e desidratação.

Couve

É muito poderosa para combater anemia e pode ser batida no liquidificador com frutas. As crianças e quem não gosta nem vai notar.

Espinafre

Assim como a couve é eficaz contra a anemia.

Figo

Tem muito cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A, B (em menor quantidade) e C. O figo também é composto por enzimas e fibras que ajudam na digestão.Combate o mau colesterol, tumores cancerígenos e a insônia.

Gengibre

Esse condimento pode enriquecer bebidas para tratar de asma, tosse e incômodos respiratórios.

Goiaba

Com vitamina A, C e PP, fósforo e cálcio, a goiaba é indicada contra diarréia, excesso de áciso úrico no organismo, infecções, gripes e resfriados.

Jabuticaba

Tem astante ferro e combate úlceras.

Jaca

Não faltam proteínas, vitaminas A, C, complexo B e carboidratos para enfrentar a azia, a acidez, gazes, úlceras e gastrite.

Kiwi

Possui muitas vitaminas: C, B1, B2, B3, B6 e E, potássio, cálcio, fósforo, iodo, magnésio, sódio e ferro. Tudo isso torna o kiwi eficiente para fazer o intestino funcionar normalmente, até porque, é rico em fibras.

Laranja

Suculenta, a laranja tem em sua composição, água, glicose, vitaminas A, B e C, sais minerais, fibras e proteínas. Isso reforça as defesas do corpo, para lutar contra gripe, má digestão e intestino preso.

Limão

É o mais famoso remédio que vem da natureza. Tem vitaminas A e C e é eficiente contra várias doenças, principalmente para preveni-las. Seu suco é ótimo para o estômago.

Maçã

Com vitaminas A, B1, B2, B3 e C, potássio, sódio, cálcio, magnéiso e fósforo, a maçã ajuda a manter os níveis de colesterol, a emagrecer, faz bem para o coração e é boa tanto para prisão de ventre quanto para diarréia, pois regula o funcionamento do intestino.

Mamão

É uma fruta muito rica em nutrientes e propriedades de cura. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, e C, fibras e cálcio. É ótimo para intestino, pois combate a acidez do estômago e também para o fígado. O mamão também é aliado de beleza, pois evita rugas, manchas e o envelhecimento precoce.

Manga

Muitas fibras, ferro, magnésio, potássio, cálcio, sódio, fósforo, vitaminas A e C; são muitos os nutrientes da manga, que é boa contra bronquite e outras doenças respiratórias, por ser um eficiente expectorante.

Maracujá

É tudo verdade! O maracujá realmente acalma, combate a insônia e é um grande aliado em tratamentos contra a depressão e ansiedade. Hipertensão, reumatismo e inflamações na pele também são tratados por essa fruta, uma grande aliada da saúde das mulheres na menopausa.

Melancia

É refrescante, ótima para hidratar o corpo e eliminar suas toxinas. Também enfrenta febre alta, gota e reumatismo. É grande fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Melão

Para quem tem carência de potássio no organismo, aí está uma rica fonte, que também possui vitaminas A e C, cálcio e glicose. Por isso, é bom contra anemia, intestino preguiçoso e devolve a vitalidade da pele. Para os idosos, é uma excelente forma de evitar a perda de cálcio, característica da idade.

Milho

Pode ser um grande aliado contra problemas nos rins e na bexiga e seu suco é delicioso.

Morango

Possui vitaminas A, B1, B2, B6, C, E e muitos sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, cloro, magnésio, ferro e enxofre). Além da fruta, as folhas e a raiz também podem ser usadas para a cura. É bom para os rins, o estômago, o fígado e os pulmões. Também age como vermífugo.

Pepino

Com um sabor semelhante ao da melancia, também tem propriedade parecida. É diurético e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Pequi

Essa fruta tradicional do centro-oeste do País auxilia em casos de desnutrição e atua como complemento nutricional, pois tem muitas calorias, carboidratos, proteínas e vitamina A.

Pêra

Combate a hipertensão, os problemas digestivos, respiratórios e de rins, pois tem muito cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio, além de vitaminas A e C. Também ajuda a baixar a febre e é bem calmante.

Pêssego

Com muito fósforo, ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitamina A, C e B3. O pêssego alivia quem está com indigestão ou enjôo.

Quiabo

É ótimo para regular as funções do intestino e também age como fortificante.

Soja

Bastante encontrada em sucos prontos, a soja é um dos alimentos mais ricos em nutrientes e propriedades terapêuticas. Entre tantos benefícios, combate anemia, raquitismo, gota, pressão alta e tensão nervosa.

Tamarindo

Ajuda a eliminar o excesso de toxinas do organismo e é ótimo purgante. Tem fósforo, cálcio, ferro e vitaminas A,B e C.

Tangerina

São muitos os benefícios de ingerir essa fruta, que enfrenta doenças respiratórias, dores musculares, problemas digestivos, vômitos e náuseas. Também auxilia em tratementos contra o câncer. Possue vitaminas A, C, potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.

Tomate

Essa fruta – sim, o tomate é uma fruta – é rica em potássio, fibras, betacaroteno e vitamina C. Esses dois últimos são antioxidantes e têm a função de ajudar a proteger as células do organismo contra a formação de radicais livres, juntamente com o licopeno, considerada a principal substância encontrada no tomate, o que torna esse alimento um grande aliado contra o câncer.

Uva

Não é à toa que tanto se fala hoje das propriedades de cura do vinho: ele vem da uva… Essa fruta ajuda a desintoxicar o organismo, revitalizar o sangue, os rins e é boa para o coração. É rica fonte de proteínas e vitaminas A, B, C e P.

Fonte: Serie Bom de Bolso – Sucos Milagrosos

.... . .