Posição Geográfica e Potencialidades

lencois300617Lençóis Paulista situa-se na região central do Estado de São Paulo e possui uma área de 804 quilômetros quadrados. Está a 300 km da capital São Paulo, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon.

A região é banhada pelo Rio Lençóis, afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Apresenta terra roxa e um dos melhores solos do Estado. Lençóis foi elevada a categoria de Freguesia pela Lei Provincial de 28 de Abril de 1858, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Conhecida como Boca do Sertão por ser, em meados do século 19, o último povoamento antes do extenso e fechado sertão do oeste paulista, Lençóis tem uma história de pioneirismo e de força de vontade de seus primeiros moradores e de viajantes que em expedições ao Mato Grosso, encontraram aqui um porto seguro.

Lençóis Paulista também é a terra de Orígenes Lessa, escritor dos mais conceituados e imortal da Academia Brasileira de Letras, que ensinou aos seus conterrâneos e a importância da leitura, o que levou a denominação da Cidade do Livro, por ter em sua biblioteca, à disposição do público um número de obras maior que o de habitantes.

Facilpa

FACILPA300617O principal evento da cidade é a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista – Facilpa, realizada sempre entre os meses de abril e maio. O evento integra o calendário de eventos pelo aniversário da cidade.

Atualmente a Feira é uma das maiores e mais estruturadas festas agropecuárias do Brasil. Mas o evento como conhecemos hoje, com uma produção minuciosa e tecnologia de ponta, é resultado de mais de 40 anos de evolução e muito trabalho.

Economia

canadeacucarCom mais de 65 mil habitantes, Lençóis Paulista é uma cidade jovem e dinâmica, que cresce em média 2% ao ano e recebe pessoas de todo o país. Localizada no centro do Estado de São Paulo, é considerada um modelo de desenvolvimento, com índices de crescimento humano e econômico acima das médias paulista e brasileira. Lençóis Paulista está entre as 100 cidades com melhor índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

A economia do município é baseada na agricultura, indústria e comércio. O Distrito Empresarial abriga empresas nos segmentos de produtos químicos, açúcar, álcool, celulose, energia, estruturas metálicas, sistemas de informação e alimentos. Algumas das principais instituições financeiras e lojas das grandes redes estão instaladas no município de Lençóis Paulista.

O clima subtropical, com temperaturas médias entre 16 e 26 graus favorece a agricultura, com destaque para as produções de cana-de-açúcar, eucalipto, milho e feijão.

O Centro do Empreendedor concentra diversos programas geradores de desenvolvimento e renda como, por exemplo, o Posto de Atendimento ao Empreendedor; o Banco do Povo Paulista, a Escola de Negócios e o Pat – Posto de Atendimento ao Trabalhador que já promoveu mais de mil e trezentas contratações.

Educação

etec-lencois-paulistaO ensino técnico profissionalizante é referência na região centro-oeste. O Senai Lençóis Paulista é reconhecido pelo alto nível dos cursos de aprendizagem industrial e qualificação profissional. O Centro Municipal de Formação Profissional oferece à população cursos gratuitos e, a cada semestre, forma mais de 600 profissionais.

ETEC Cidade do Livro, inaugurada em 2011, recebeu investimentos de mais de R$ 4,5 milhões para atender alunos do ensino médio profissionalizante.

Lençóis Paulista também possui uma escola do SESI. A unidade Alberto Trecenti oferece ensino fundamental em tempo integral, o que permite que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.