Prado participa de encontro de gestores municipais realizado pela Bracell

Prado e prefeitos da região participam de encontro promovido pela Bracell para discutir geração de empregos de Projeto Star

A Bracell-SP realizou na manhã desta segunda-feira, 21, o 1º Encontro com Gestores Municipais que reuniu prefeitos de 10 cidades da região que darão suporte para encontrar a mão de obra para o projeto de expansão. Na ocasião foram apresentados dados gerais do Projeto Star, com foco nas oportunidades de emprego priorizando as cidades da região e os cursos de capacitação que serão ofertados. Além disso, o encontro foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os gestores municipais.

Uma das novidades apresentadas na reunião foi a plataforma de contratação de mão de obra do Projeto Star, criada para integrar a oferta de emprego da região com as empresas que precisam contratar estes profissionais. O Gerente de Relações Institucionais e de Responsabilidade Social da Bracell-SP, Carlos Barbieri, apresentou a ferramenta que permitirá que os municípios cadastrem os interessados, facilitando o acesso às empresas terceirizadas, que são gerenciadas pela META através da Central de Serviços. “Estamos com vagas disponíveis para cerca de 4800 profissionais para atuação no projeto de expansão, em funções como pedreiro, carpinteiro, encanador, ajudante de montagem, ajudante de civil, eletricista montador, entre outros”. A Bracell fará o treinamento dos agentes públicos das prefeituras no sistema, ainda nesta semana. Caberá a cada Prefeitura informar aos munícipes os demais detalhes sobre o cadastramento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, André Paccola Sasso, afirmou que como município sede do empreendimento, Lençóis Paulista já realizou várias ações que foram discutidas no encontro. “Em abril realizamos um curso de Ajudante Geral, que terá uma grande demanda pela obra. Ou seja, essas pessoas estão capacitadas para ingressar na obra. Recentemente fizemos um mutirão para recadastramento dos trabalhadores desempregados, no Tonicão. Queremos informar para essas pessoas que seus dados já foram inseridos nesse novo sistema lançado agora pela Bracell e, de acordo com a necessidade da empresa, elas já podem começar a ser chamadas”, explicou Sasso.

Outro ponto abordado foi a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde serão ofertados cursos de capacitação para diferentes áreas relacionadas às vagas que serão disponibilizadas. Luciano Máximo, representante da Secretaria de Desenvolvimento do governo do Estado esteve presente e falou sobre a qualificação profissional por meio de programas como Via Rápida Emprego, Minha Chance e do Centro Paula Souza.

Estiveram presentes no encontro os Prefeitos de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima; de Macatuba, Marcos Olivato; de Bauru, Clodoaldo Gazzetta; de Areiópolis, Antonio Carlos dos Santos (Toni Cadete); de Barra Bonita, José Luiz Rici; de Pederneiras, Vicente Minguilli; de São Manuel, Ricardo Salaro Neto e representes das cidades de Agudos e Borebi, além de secretários e autoridades dos municípios. A diretoria executiva da Bracell-SP foi representada por Pedro Stefanini, Diretor Geral, Carlos Pastrana, Diretor do Projeto Star e Sabrina de Branco, Gerente Sênior de Relações Corporativas e Sustentabilidade.

Para Pedro Stefanini, o encontro com gestores é o primeiro de muitos outros que irão acontecer durante as obras do projeto de expansão. “Essa proximidade, transparência e parceria com os municípios da região é um dos pilares na nossa forma de atuação. No quesito geração de empregos, buscamos priorizar a contratação de profissionais da região, pois valorizamos as comunidades onde estamos inseridos, fortalecendo nosso relacionamento”, enfatizou.

Ao final do evento a Bracell também reforçou seu canal de comunicação gratuito com a comunidade (0800 709 1490), criado para que as pessoas possam entrar em contato com a empresa para tirar dúvidas, fazer sugestões, elogios, reclamações etc. Para vagas da Bracell, os interessados deverão acessar o www.bracell.com/carreiras/.

Sobre a BracellA Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Quando a expansão, conhecida como Projeto Star for concluída em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2,0 milhões de toneladas de celulose (1,5 milhão em SP e 0,5 milhão na Bahia) e empregará aproximadamente 7.500 funcionários diretos e terceirizados. Além de suas operações na fábrica no Brasil, a Bracell possui um escritório corporativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.