Prefeito Anderson Prado encerra maior período de luto da nossa história

Por 15 meses, as bandeiras estiveram hasteadas a meio mastro, em sinal de luto às vítimas da Covid-19

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, decretou hoje o fim do luto oficial pelas vítimas da pandemia da Covid-19. O anúncio encerra um período de 15 meses, o maior período de luto da história de Lençóis Paulista, decretado no dia 17 de junho de 2020. A medida leva em conta os recentes índices de contaminação, que estão em queda, e a regressão no caso de internações, tanto na enfermaria quanto na UTI, como resultado do sucesso da campanha de vacinação.

O luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza e pesar. Durante o luto oficial, as bandeiras (nacional, estadual e municipal) são hasteadas a meio mastro.

“Penso que é, neste momento, seguro dizer que o pior momento da pandemia já passou. Hoje, nossa enfermaria está zerada e há apenas uma paciente na UTI, que já apresenta melhora no quadro clínico. Agradeço, imensamente, aos trabalhadores dos serviços público e privado, aos colaboradores, aos voluntários, a cada pessoa, enfim, que travou essa luta gigantesca contra esse vírus mortal. Apesar das perdas, podemos afirmar que lutamos, sofremos e sobrevivemos enquanto comunidade. Meus sentimentos aos amigos e familiares das vítimas da Covid-19.

Iremos projetar um memorial para homenagear cada vida perdida, mas, também será um memorial que recordará para sempre sobre a luta e sobre a coragem do nosso povo. Decreto o fim do maior período de luta da história de Lençóis Paulista, ao mesmo tempo que sinto a convicção que somos melhores hoje do que éramos antes. Que Deus proteja e abençoe. Sempre.”, resumiu o prefeito Anderson Prado.

“É uma satisfação e uma alegria de todos os diretores e todos os colaboradores, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, equipes de limpeza, da cozinha, ver a enfermaria fechada, apagada. Desde abril do ano passado travamos essa luta pela vida e agora temos a sensação que estamos vencendo”, destacou o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João Dutra.

Em Lençóis Paulista, a Covid-19 foi responsável pela morte de 186 lençoenses. Foram 12.422 casos da doença e quase 51 mil notificações desde o início da pandemia. 12.220 pessoas venceram a Covid-19. Outras 16 pessoas ainda são monitoradas para a evolução da doença. Os dados são referentes ao dia 15 de setembro, última quarta-feira.

“Hoje encerramos o luto oficial em nosso Município após longo e turbulento período. Minhas condolências a cada uma das 186 famílias que perderam seu ente querido nesta guerra. A batalha continua e não vamos baixar a guarda. Vamos manter a fé e a esperança que dias normais estão voltando”, pediu o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“Estamos encerrando um grande período de angústia, de luto. Perdemos 186 vidas, amigos, munícipes, são 186 famílias que passaram por um grande sofrimento e nunca mais serão as mesmas. Mas nesse mesmo período tivemos a oportunidade de recuperar 12.220 pessoas, que foram examinadas, tratadas e curadas. Grande esforço de toda Lençóis em manter o distanciamento, o isolamento. Hoje já são quase 85 mil doses de vacinas aplicadas em Lençóis Paulista. Isso mostra que Lençóis tem fibra e garra e sabe qual o seu lugar no contexto nacional. Essas 186 vidas não serão esquecidas. Nós combatemos o bom combate. Agradeço a todos que contribuíram para que superássemos”, ressaltou o presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o médico Norberto Pompermayer.

Até o dia 15 de setembro haviam sido 84.667 vacinas na população de Lençóis Paulista, sendo que 31.824 pessoas já estavam com o quadro vacinal completo com a segunda dose ou dose única. Além disso, 49 idosos acima de 85 anos já haviam recebido a terceira dose como reforço.

 

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista