Prefeito anuncia medidas para controlar pandemia do novo coronavírus

Prefeito Anderson Prado e Norberto Pompermayer, presidente do Comitê, durante pronunciamento

Em live realizada na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 17, o prefeito Anderson Prado de Lima anunciou novas medidas durante o final de semana para diminuir o tráfego de pessoas, com objetivo de frear o aumento da contaminação e das internações decorrentes do novo coronavírus. Na live, o prefeito contou com a companhia do presidente do Comitê Combate à Covid-19, médico Norberto Pompermayer, e com a presença do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos (Bibaia).

COMO SERÁ O SÁBADO E O DOMINGO

O fechamento aos finais de semana, que teve orientação do Comitê de Combate à Covid-19, terá validade para todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto padarias, farmácias, postos de gasolina, mercados e serviços de saúde humana e animal.

Ficam estabelecidas medidas mais restritivas, aplicáveis a partir das 20h de 19 de março de 2021 até as 06h do dia 22 de março de 2021 e das 20h de 26 de março de 2021 até as 06h do dia 29 de março de 2021.

Estabelecimentos do setor alimentício podem funcionar no sistema de delivery 24 horas por dia. Drive thru está proibido, bem como retirada no balcão. As lojas deverão ficar de portas fechadas, porém está autorizado serviços administrativos, televendas e entrega de mercadorias nas casas. Não é permitida a entrega de mercadoria na porta do estabelecimento sábado ou domingo.

Diante de uma grande volume de reclamações e denúncia de aglomeração, o Comitê também deliberou o fechamento dos bares entre os dias 19 e 30 de março, ou seja, já a partir de amanhã.

Prado esclareceu que o endurecimento de normas se faz necessária nesse momento porque o hospital local atingiu o limite de sua capacidade e que a Prefeitura não quer deixar ninguém sem atendimento.

COMO FICARÁ DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA

O comércio durante a semana poderá atender os clientes como vem fazendo desde a implantação da Fase Emergencial, ou seja, atendendo no sistema delivery e drive-thru, com entrega na porta do estabelecimento, desde que uma pessoa por vez. Os comerciantes devem organizar filas, para evitar aglomeração. Haverá fiscalização por parte das autoridades através de fotos e vídeos.

REUNIÃO DEFINE AÇÕES

Comentou o prefeito que em reunião com os poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, polícias Civil e Militar, além de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e membros do Comité de Combate à Covid, ficou decidido que menores de idade flagrados na rua após as 20h serão identificados e o pai (ou mãe) serão penalizados com infração administrativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 249 – descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. A multa prevista é de três salários-mínimos.

REGRAS DIFERENTES ENTRE CIDADES

O prefeito Prado esclareceu que não fecharia os supermercados nos fins de semana porque os lençoenses poderiam se deslocar para outras cidades, onde esse comércio estaria aberto, e que os riscos seriam ainda maiores de contágio. Nenhuma cidade fechou mercados, Botucatu, por exemplo, autorizou funcionamento na sexta-feira até meia-noite e delivery no sábado e domingo. Além disso, municípios que fecharam mercados tiveram ordem de abertura pela Justiça.

Quanto a compensar os estabelecimentos que fecharão nos fins de semana, Prado anunciou que nos dias 28 de abril, aniversário da cidade, e 15 de setembro, Dia da Padroeira, a Acilpa estará autorizada a deliberar com seus associados para funcionamento normal.

KIT CAFÉ DA MANHÃ

O prefeito Anderson Prado aproveitou a live para divulgar o calendário para o kit café da manhã. Os tickets serão entregues nas escolas onde os alunos estudam, no período de 19 a 31 de março, e a retirada dos produtos no mercado estará liberada no período de 24 de março e 6 de abril.

VACINAÇÃO

Prossegue nesta semana a vacinação para as pessoas com 75 anos ou mais, a partir das 8h no Posto do Júlio Ferrari. Os idosos que forem tomar a segunda dose deverão fazer agendamento pelo telefone 3264 9933, e comparecer com a carteirinha constando a data da primeira dose.

Para informações sobre cada setor, acesse o Decreto Executivo:

https://lencois.mentor.metaway.com.br/acessos/decreto/ujyjJkOCs6kvKsr.html

 

PM Lençóis Paulista