Prefeitura amplia equipe de saúde

ESF do Jardim Monte Azul terá o reforço de mais uma equipe; objetivo é ampliar atendimento da população daquela região e aliviar demanda da UPA

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista informou que vai implantar uma nova equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em uma das regiões de maior demanda da cidade, que contempla bairros populosos como Jardim Carolina e Residencial Santa Terezinha. Os profissionais de saúde ficarão alocados na ESF Antonio Benedetti, localizada no Jardim Monte Azul. O objetivo da ação é reforçar o atendimento preventivo naquela região e, consequentemente, reduzir os atendimentos de pacientes daqueles bairros na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

De acordo com a Secretaria, a unidade foi escolhida para abrigar a nova equipe depois que um estudo de demanda indicou que a maior parte dos atendimentos considerados ambulatoriais, feitos pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), eram em pacientes residentes naquela região da cidade. Com o reforço, o objetivo é que o atendimento seja melhor distribuído, aliviando o movimento na unidade central, que poderá se concentrar nos casos de urgência e emergência.

A nova equipe de ESF será composta por um médico (clínico geral), um enfermeiro, um farmacêutico, dois agentes de saúde e seis agentes comunitários de saúde. De acordo com o secretário, a medida resultará no aumento de cerca de 800 atendimentos por mês, tanto para livre demanda quanto para pacientes de grupos de risco (hipertensos, diabéticos etc.). A expectativa é que a nova equipe inicie o atendimento em até 45 dias, que é o tempo necessário para a convocação e contratação dos profissionais que estão na fila de aprovados do último concurso público feito para os cargos em questão.

“É uma grande conquista para a comunidade lençoense, especialmente para os moradores daquela região, que passam a ter cobertura específica na atenção básica, com abertura de mais atendimentos médicos e visitas dos novos agentes de saúde em suas casas. Além disso, com essa ação futuramente poderemos dar o passo seguinte e tão importante quanto: a habilitação do programa federal Saúde na Hora, que é a extensão do horário do atendimento nos moldes do Pronto Atendimento, como acontece no Núcleo Luiz Zillo, pois isso influi diretamente na demanda da UPA, que atende mais de 7 mil pessoas por mês”, comenta o prefeito Anderson Prado de Lima.

EQUIPES

De acordo com a Secretaria de Saúde, Lençóis Paulista passará a contar com 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família a partir da implantação da terceira equipe no Jardim Monte Azul. As demais estão alocadas nas ESFs Dr. João Paccola Primo (Núcleo Habitacional Luiz Zillo); Dr. José Nege (Jardim Cruzeiro); Dra. Irene Alcídia da Costa Andrade (Jardim das Nações); Fernando Lellis de Andrade (Jardim do Caju); Vereador Carlos Alberto Baptistella (Vila Maria Cristina); Victório Boso (Alfredo Guedes) e Winter Malatrasi (Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari), sendo que as ESFs do Jardim Cruzeiro, Jardim do Caju, Júlio Ferrari e Núcleo Luiz Zillo contam com duas equipes cada.

Leia mais

Bracell alerta para desvio na Juliano Lorenzetti por conta das obras de duplicação
João Carlos Martins se reúne com regentes e coordenadores culturais de Lençóis e região
Preço do pedágio da Barra-Jaú vai a R$ 4,80 a partir de sábado
Sábado, 23 de novembro, comemora-se o “Dia do Rio Lençóis”
Apresentador Gugu Liberato morre aos 60 anos

Pelo terceiro ano consecutivo, Lwart Lubrificantes é destaque do Guia EXAME Sustentabilidade
Papai Noel chega no dia 1º de dezembro em Lençóis Paulista
Acidente mata homem na Osny Matheus entre Macatuba e Pederneiras
Câmara de Agudos cassa mandato do prefeito Altair

Luto: Morre Cilinho, ex-técnico de futebol
Unidos da Vila e Nova Lençóis abrem quartas de final da Copa Cidade do Livro

Prefeitura amplia equipe de saúde