Prefeitura de Lençóis inicia vacinação contra Covid-19

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista iniciou nesta quinta-feira, 21 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19, que até este momento já matou 62 pessoas na cidade. A primeira a receber a dose foi a enfermeira Fernanda Ayub, escolhida por ser uma das profissionais de saúde com mais tempo de trabalho e porque atua em uma das unidades voltadas especificamente para atendimento de pacientes com Covid-19. A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde, Ricardo Conti e do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia.

“Fico muito emocionada por ser a primeira a receber a vacina da Covid-19 e representar todos os profissionais da saúde que estão trabalhando tanto durante essa pandemia. Creio que este é um momento de esperança de que logo vamos começar a superar esse momento de dificuldade, de morte, e vamos poder voltar a beijar e abraçar as pessoas que amamos”, declarou Fernanda Ayub, que perdeu um irmão para a Covid-19.

“É um momento importante para o lençoense, pois iremos iniciar a imunização daqueles que estão na linha de frente, que são os nossos profissionais da Saúde. Espero, sinceramente, que o Governo Federal consiga reestabelecer a diplomacia com a China e com a Índia, porque disso depende a campanha nacional de vacinação, tanto para a Coronavac quanto para a Astrazeneca. São esses países que produzem o insumo para a fabricação e envase das vacinas no Brasil, tanto no Butantã quanto na Fiocruz. Que, em breve, possamos imunizar toda a população e cessar as mortes. Que Deus proteja e abençoe. Sempre”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro explicou que Lençóis Paulista recebeu 680 doses nesse momento para realizar a primeira vacina das duas doses necessárias em parte dos profissionais da saúde da cidade. “Como recebemos apenas 680 doses nesse momento, vamos priorizar os profissionais da saúde de linha de frente, como os que trabalham nas unidades de saúde que atendem Covid, nos funcionários do PAC, do Hospital Piedade, da UPA e os cuidadores das clínicas de idosos e do Asilo. Ainda não existe prazo, mas esperamos receber mais doses para imunizar o restante dos profissionais de saúde e também os idosos dessas clínicas e do Asilo também”, explicou.

O secretário de Saúde também informou que no momento as pessoas não devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina. “Assim que tivermos uma previsão do recebimento de novas remessas das vacinas vamos informar a população sobre as próximas etapas da vacinação”, declarou.

Além da enfermeira Fernanda Ayub foram vacinadas também Valéria Inês de Oliveira Sasso, auxiliar de enfermagem do ESF do Monte Azul, que tem mais de 20 anos de trabalho; Vânia Borin do Nascimento, auxiliar de enfermagem que trabalha há 22 anos na saúde, e trabalha na sala de vacina; Nair Maria Barreto, técnica de enfermagem, que há 32 anos trabalha na saúde, dos quais 20 anos no pronto-socorro e UPA; e Rosana de Oliveira Fiques, enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Piedade, que trabalha no Pronto Atendimento da Covid-19

A auxiliar de enfermagem Ivane Regina de Lemos Afonso, que completou 35 anos de trabalho, dos quais 30 anos dedicados na saúde, foi escolhida para realizar a aplicação da vacina na largada da campanha municipal.

 

fonte: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista