Prefeitura de Lençóis Paulista já plantou quase 5 mil árvores

Ipê amarelo, árvore símbolo de Lençóis Paulista

Hoje é comemorado o Dia da Árvore, um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Para celebrar a data, durante todo o mês de setembro estão sendo realizados plantios em áreas verdes distribuídas pela cidade e ações educativas, envolvendo escolas e a iniciativa privada.

Desde 2017, a arborização urbana e a preservação das matas nativas vêm sendo trabalhadas em diversas frentes pela administração do prefeito Anderson Prado. A média anual desde 2017 é de mil árvores planadas em áreas públicas, como forma de substituição de espécies condenadas ou inadequadas para plantio na cidade, formação de florestas urbanas e pomares comunitários. Até agosto deste ano, a administração havia plantado aproximadamente 700 árvores em áreas públicas, isso sem contar as mudas plantadas em imóveis particulares e loteamentos. Paralelamente, é feito um trabalho de conscientização para que a população plante mais árvores em suas casas.

“Em nossa gestão encaramos a arborização como um compromisso com a sustentabilidade. São várias ações para garantir uma cidade mais arborizada, desde os plantios até a legislação. Recentemente sancionamos o Plano Municipal Mata Atlântica e Cerrado, que garante a preservação dos nossos biomas nativos e também vai ensinar a população a importância e a variedade deste nosso patrimônio natural. Temos realizado a substituição responsável de espécies que estavam prejudicando a rede de esgotos e elétrica, por árvores adequadas aos espaços urbanos. Desde 2017, quando assumi, plantamos 26 pomares comunitários, dando um novo sentido as áreas verdes. Em muitos locais, a população já está colhendo os frutos desses pomares”, comentou o prefeito Anderson Prado.

Outra iniciativa foi a instituição, por meio de lei, do ipê amarelo como árvore símbolo de Lençóis Paulista. A lei foi sancionada em setembro de 2020. A espécie tem porte ideal para o plantio em áreas urbanas e faz parte do Cerrado, um dos biomas nativos de nosso município. A identificação da árvore como símbolo da cidade é uma forma de estimular tanto a preservação quanto o plantio.

Em Lençóis Paulista, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, existem cerca de 124 mil árvores na área urbana, localizadas nas áreas verdes e passeios públicos, em APPs (Áreas de Preservação Permanente) e áreas particulares, como chácaras e sítios.

Espaço árvore

Outra medida de caráter técnico e que serve de estímulo ao plantio urbano é a adoção do Espaço Árvore. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já concluiu a implantação de mais de 160 Espaços Árvores em prédios e espaços públicos. A partir deste ano, o projeto avança para áreas consolidadas com metas estabelecidas, como novos loteamentos, por isso o envolvimento e adesão por parte da população se faz imprescindível.

O Espaço Árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, tudo de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e o Decreto Executivo nº 493/2017. O espaço melhora as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista