Prefeitura de Lençóis reavalia retorno das aulas presenciais

Com aumento de casos de Covid-19, questão está sendo tratada em conjunto com outras cidades

O retorno das aulas presenciais na rede pública de Lençóis Paulista, previsto para o dia 20 de janeiro para os alunos que necessitam de reforço, agora está indefinido. Diante do aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em todo o estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal está reavaliando a questão. A definição de uma data deve acontecer em conjunto com outras cidades da região.

“Com a alta do número de casos de coronavírus, temos que observar as outras cidades da região e como elas irão se portar diante disso. Alguns municípios estão perto de esgotar os leitos disponíveis para o tratamento da doença. Lençóis Paulista não pode divergir em suas decisões. A cidade deve se alinhar com os outros municípios”, explica Railson Rodrigues, secretário da Educação.

Rodrigues aponta que, independentemente da decisão a ser tomada, haverá um reforço para os alunos que não conseguiram acompanhar as aulas on-line no ano de 2020. “Em relação a Educação Fundamental I e II, estamos programando, a partir do dia 20 de janeiro, o que chamamos de busca ativa. Os professores irão entrar em contato com os alunos que tiveram dificuldades nas aulas durante a pandemia”, diz.

Ainda de acordo com o responsável pela pasta, após o contato, os professores foram orientados a marcar um horário para que todos que necessitam de reforço tenham um acompanhamento das atividades e possam ser reinseridos nas disciplinas de forma gradual, para que consigam acompanhar os outros alunos quando as aulas presenciais forem retomadas.

Segundo o secretário, a segurança será priorizada, com fornecimento de máscaras e álcool em gel, além da adoção dos cuidados para que seja respeitado o distanciamento pessoal. “Temos que cumprir os protocolos e, além disso, ouvir os pais. Podemos retornar gradualmente 35% dos alunos, mas se os pais não consentirem em enviar os filhos para a escola, não conseguiremos alcançar esse percentual”, pontua.

No próximo dia 18, a Prefeitura Municipal irá exibir uma palestra em suas redes sociais, na qual serão abordadas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Essas medidas de prevenção são os cuidados que terão que ser seguidos nas salas de aula”, acrescenta Rodrigues, que revela que outros detalhes sobre o assunto serão tratados em coletiva de imprensa marcada para a segunda-feira (11).

fonte: jornaloeco.com.br

PorRafaela Damasceno