Prefeitura e Zilor fazem parceria para projeto da Nascente Modelo Água da Prata

Instalação de placa na área da nascente marca início da parceria

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, e o diretor presidente da Zilor Energia e Alimentos, Fabiano Zillo, formalizaram uma parceria para viabilizar o projeto da Nascente Modelo Água da Prata. O lançamento do projeto, realizado na semana em que se comemora do Dia da Árvore – 21 de Setembro, aconteceu nesta sexta-feira 24, e foi marcado por uma visita à nascente, localizada na cabeceira do Lago da Prata.

O evento também teve a participação dos secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã, de Educação, Railson Rodrigues, da secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque e do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete. Nabor de Araújo Nogueira, Gerente de Pessoas e Organizações, Miguel Francisco Heredia, Gerente de Saúde, Segurança e Preservação Ambiental e Gilberto Alves dos Santos, Analista de Preservação Ambiental, representaram a Zilor. O presidente da Câmara, Jucimário Siqueira, o Bibaia, e Murilo Olyntho Machado, representando o Comdema, também marcaram presença.

Num ato simbólico, foi realizado o descerramento da placa alusiva ao projeto. O prefeito Anderson Prado e o diretor presidente da Zilor realizaram o plantio de um ipê amarelo, árvore símbolo de Lençóis Paulista. Outras 34 mudas de ipê amarelo foram plantadas no entorno.

“A Nascente Modelo Água da Prata está num ponto importante e futuramente poderá fazer parte de um grande complexo de educação ambiental, que inclui Jardim Botânico, Parque do Povo e Facilpa. É um projeto bonito e Lençóis Paulista merece”, resumiu Tupã.

Também chamada de mina d’água, ou olho d’água, as nascentes são afloramentos de água do lençol freático, no solo ou na rocha, que formam os córregos e rios responsáveis pelas bacias hidrográficas. A nascente Água da Prata é afluente do córrego da Prata e está localizada numa área de preservação permanente pertencente à Zilor

Pela parceria, o local receberá infraestrutura, como placas de sinalização, identificação de árvores nativas, passarelas e quiosques. Tudo isso com o intuito de preservar, viabilizar a visitação pública de maneira segura, tornar a nascente um local protegido e instrumento de educação ambiental, de forma que crianças, adolescentes e a comunidade possam aprender e dar a devida importância à água, a proteção e preservação dos olhos d’água e à mata ciliar, bem como noções do conceito de bacia hidrográfica.

“Que honra e alegria poder trazer nossas crianças aqui. Não há nada mais significativo para uma criança que saber que a água brota do chão. Estas ações vão gerar histórias, memórias e alterar a percepção deles no futuro para a sustentabilidade. A nossa responsabilidade com a preservação, não é a proteção da árvore, do rio, da nascente, é a preservação da nossa espécie. Nós pertencemos e nós fazemos parte desse ambiente. Nós fazemos um governo de gente e pensamos em como proporcionar uma vida melhor. Nós falamos nascente modelo, porque este é o modelo de como todas as nascentes deveriam ser: protegidas. E felizes somos nós que podemos realizar esse projeto em parceria. Agradeço a parceria e as iniciativas da Zilor que pensam em sustentabilidade”, ressaltou o prefeito Anderson Prado.

Segundo o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada contribui para a ampliar os espaços de educação ambiental conscientizando a sociedade sobre a conservação e recuperação das nascentes d’água que abastecem nossas regiões, além do reflorestamento das áreas de preservação, que servem de moradia para diversas espécies de animais e plantas.

“A Zilor possui uma das maiores reservas privadas da Mata Atlântica, na região centro-oeste paulista, que soma mais de 7 mil hectares de áreas preservadas com corredores ecológicos, que permitem a preservação da biodiversidade e matas ciliares, que contornam nossos rios e nascentes e protegem os mananciais de água: uma garantia social e sustentável para as comunidades que vivem no entorno dessas localidades”, destaca.

A Zilor acredita que os cuidados com os recursos naturais e a biodiversidade são fundamentais para que as regiões em que atua continuem a oferecer um padrão elevado de qualidade de vida e bem-estar à população dos municípios, além de estimular a relevância da educação ambiental para uma economia apoiada em fontes renováveis de energia.