Prefeitura lança programa “Amor que Salva”

Alunos do projeto Samuzinho durante demonstração de primeiros socorros; Programa Amor Que Salva vai capacitar pais e servidores das creches

A Prefeitura de Lençóis Paulista inicia hoje o programa “Amor que Salva”, uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). O programa será desenvolvido dentro das creches municipais, que atendem crianças de zero a 4 anos, com a capacitação de funcionários e pais ou responsáveis para a realização dos primeiros socorros dos incidentes comuns em crianças, como engasgamento e quedas, entre outros temas. O projeto dá cumprimento a Lei Municipal nº 4.627, de 2014. O primeiro encontro acontece hoje, às 19h, na EMEIF Philomena Briquesi Boso, em Alfredo Guedes.

“As crianças pequenas estão sujeitas a muitos acidentes. Então, em conversas com as secretarias de Educação, Saúde e com a colaboração importantíssima do Samu, resolvemos criar esse programa ‘Amor que Salva’ para capacitar esses pais, mães ou responsáveis por essas crianças para que eles saibam como agiar em uma emergência. Esse é um tema muito importante e, por isso, pedimos que os pais e mães participem desse programa. Esse conhecimento pode salvar a vida de seus filhos numa situação de urgência”, declarou o prefeito Anderson Prado.

A secretária Meiri Galassi, da Educação, comentou que “todos os funcionários participam de formações sobre primeiros socorros. Porém, a proposta foi estendida aos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas 15 creches municipais. Essa é uma iniciativa importantíssima viabilizada através da Prefeitura Municipal, em que todos os envolvidos no cuidado com as crianças e com a prevenção de acidentes precisam estar capacitados tecnicamente para a realização de intervenções e condutas adequadas de primeiros socorros”.

Ricardo Conti, secretário de Saúde, afirmou que esse é um programa que tem como foco a família. “O Amor que Salva é uma proposta do prefeito que complementa outras ações de prevenção de acidentes que a Secretaria de Saúde já desenvolve, como o projeto Samuzinho. No Samuzinho crianças são capacitadas para saber como agir em caso de urgência. Já no Amor que Salva o foco serão os adultos das famílias, pais e mães e também os servidores das creches”, explicou.

As crianças estão sempre sujeitas a situações de emergência na escola por causa de acidentes, lesões ou condições de saúde, e para garantir proteção a esses alunos, professores e funcionários das creches municipais participarão do curso intensivo de primeiros socorros. O programa abordará as regras para um atendimento eficaz em casos diversos, como crise convulsiva, desmaio, estado de choque, ferimentos, hemorragia, fraturas, cuidados iniciais em vítimas de infarto e AVC, queimaduras, crise cardiorrespiratória e engasgo em adultos e crianças.

O enfermeiro André Duarte de Almeida, responsável técnico pelo Resgate Integrado (RI), ao comentar sobre o programa disse que “é de Deus que os pais recebem o dom, a força e a sabedoria para educar seus filhos. Com o programa queremos trazer o amor através de cuidados: Amor que Salva”.