Prefeitura leva projeto Coleta Certa para o Núcleo, Rondon e Jardim América

Ao final do evento, autoridades, professores e alunos da Escola Luiz Zillo posaram para foto

Na manhã desta terça-feira, 11, a Prefeitura de Lençóis Paulista realizou a inauguração do projeto Coleta Certa nos bairros Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Parque Residencial Rondon e Jardim América. O serviço passa a funcionar integralmente nessa região a partir do dia 24 de fevereiro. Até esta data, a Prefeitura vai realizar a distribuição de panfletos e visitas nas casas para orientar a população sobre como proceder no nosso sistema de coleta de lixo e material reciclável.

O prefeito Anderson Prado destacou que a iniciativa busca tornar a coleta de resíduos sólidos mais eficiente e planejada no município, melhorando o serviço para os moradores e proporcionando um trabalho mais seguro aos servidores da coleta.

“Além da questão ambiental, onde a cidade tomou a dianteira frente aos municípios do centro-oeste paulista, essa iniciativa é também humanitária, se preocupando com os servidores públicos que trabalham com a coleta”, ressaltou Prado.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Edéria Azevedo, aponta que a medida também traz diversos ganhos ambientais, diminuindo o risco de obstrução das galerias e bocas de lobo, impedindo que o chorume chegue até os rios e aumentando a separação do lixo reciclável. “Em bairros como o Jardim Ubirama, foi possível notar que a coleta de materiais recicláveis quase dobrou após a instalação do programa Coleta Certa”, explica Éderia.

O serviço de Coleta Certa foi idealizado em 2018 e já está em funcionamento desde 2019 nos bairros Jardim Ubirama, Parque Antártica e Jardim Humaitá. Os contentores – verde para o lixo reciclável e azul para lixo orgânico – possibilitam que os moradores coloquem o lixo a qualquer hora do dia, evitando o risco de perder a coleta.

O processo de recolhimento do lixo é simples, pois o contentor já possui o dispositivo de engate para facilitar a acoplagem ao caminhão coletor, que realiza o processo de despejo na caçamba compactadora sem a necessidade de participação direta do homem. Os resíduos orgânicos, do contentor Azul, serão transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde serão destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista.

A cerimônia foi realizada na EMEF Luiz Zillo e contou com presença do prefeito Anderson Prado, da vice-prefeita Cíntia Duarte, do vice-presidente da Câmara, vereador Francisco Naves; da secretária de Meio Ambiente, Edéria Azevedo, da secretária de Educação, Meiri Montanhero e da diretora da EMEF, Elisângela Lopes.