Programa Coleta Certa chega em 100% da cidade

O lixo orgânico deve ser ensacado e dispensado nos contentores azuis

O programa Coleta Certa chegou a 100% de Lençóis Paulista no mês de maio. Desde de sua implantação em abril de 2019, já foram instalados mais de 3 mil contentores em todas as regiões da cidade, inclusive no distrito de Alfredo Guedes. Além de tornar a coleta de dejetos orgânicos mais moderna e segura, o programa também representou o aumento no volume de materiais reciclados que são vendidos pela Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista (Cooprelp), e consequentemente, da renda dos trabalhadores cooperados.

“É uma satisfação muito grande ver que o programa Coleta Certa chegou a 100% de Lençóis Paulista. Para o morador, significou a possibilidade de colocar o lixo para fora qualquer hora do dia ou da noite. Também contribuiu para o meio ambiente e limpeza pública, já que o lixo ou material reciclável não fica espalhado pelas ruas. Porém o maior benefício do Coleta Certa é aquele que a maioria das pessoas não vê e muitas vezes não sabe. Os coletores de lixo, esses servidores tão importantes, deixaram de correr pelas ruas e também de ter contato direto com o lixo. Além disso, com a disponibilização de dois contentores nas ruas, uma para os restos orgânicos e outro apenas para os recicláveis, o volume dos materiais que podem ser reaproveitados mais que dobrou, e a renda das pessoas que vivem da coleta e separação, a maior parte mulheres, também aumentou, melhorando suas vidas. Isso é pensar no meio ambiente, é pensar no servidor, é pensar em gente”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O programa Coleta Certa foi lançado oficialmente em 23 de abril de 2019, pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio de parceria com o Fundo Estadual do Recursos Hídricos (Fehidro). O secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, que esteve à frente de toda pesquisa para implantação do programa, reforça a conquista. “É um grande orgulho estar à frente deste processo e ver que atingimos marcas importantes. Além de zelar pelo meio ambiente, a mecanização do processo garantiu mais segurança aos servidores. Aumentamos o volume dos materiais recicláveis, o que representa a ampliação da vida útil do aterro e também garante mais renda para os catadores cooperados, especialmente num momento tão difícil para a economia”.

Como funciona

O programa Coleta Certa consiste na instalação de contentores nas cores azul (para lixo orgânico) e verde (para materiais recicláveis). Uma vez depositados nos contentores, o recolhimento é dos dejetos é feito de forma totalmente mecanizada, eliminando todo o contato manual com os resíduos. O mesmo processo é feito com os materiais recicláveis.

Para que o projeto funcione de forma adequada, é fundamental a colaboração dos moradores. No caso do lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro), os dejetos devem ser colocados em sacos ou sacolas plásticas fechadas, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Sempre feche a tampa do contentor após depositar o lixo.

Já em relação aos materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores.

Seguindo estas regras simples, a população garante uma cidade limpa e organizada, contribui para a preservação do meio ambiente e para a dignidade dos trabalhadores que vivem da reciclagem.

Pref. Municipal de Lençóis Paulista