Programa Senac de Aprendizagem é uma oportunidade do primeiro emprego aos jovens

Gabriel Peres, ex-aluno do Senac Bauru, conta como o curso o auxiliou a iniciar uma carreira; capacitação é gratuita e matrícula deve ser efetuada pelas empresas

Sem esperanças, 52% dos jovens brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, perdem o interesse pelos estudos e correm risco de não conseguir se inserir no mundo do trabalho. A informação é do relatório do Banco Mundial (BIRD) sobre Competências e Empregos, que também aponta o alto índice de evasão escolar aos 18 anos. Para Emmanuel Flôres de Andrade, gerente do Senac Bauru, a fragilidade da educação dos jovens é um dos fatores que compromete a produtividade do país. “A maneira que temos para reverter esse cenário é investir em aprendizes, que trazem inúmeros benefícios para as empresas, pois formam funcionários com o perfil do negócio e sem os vícios de outro trabalho.” Para auxiliar as organizações nesse tipo de contratação, bem como no desenvolvimento e progresso profissional, o Senac Bauru disponibiliza o Programa Senac de Aprendizagem, que já fez a diferença na vida de muitas pessoas. Um desses exemplos é Gabriel Peres,20 anos, que passou pela capacitação entre 2014 e 2015. “Soube do programa por intermédio de um amigo. Comentei com meus pais e fomos juntos fazer minha inscrição. Na época, eu era simplesmente um adolescente que precisava ocupar o tempo livre.” Matriculado por uma empresa de comunicação e telemarketing, o ex-aprendiz começou atuando no setor de recursos humanos; hoje é analista de qualidade e auxilia os operadores de tele serviços na melhoria da tratativa com os clientes. Para Gabriel, um dos pontos altos da aprendizagem é o seu corpo docente. “Toda a equipe sabe exatamente como trabalhar com cada aluno para desenvolvê-lo e prepará-lo para os desafios do mundo do trabalho. Tudo o que conquistei até agora, na empresa e no dia a dia, é fruto dessa atenção especial.” O jovem conta que a sua formação não foi apenas profissional, mas também pessoal. “A forma como a instituição inspira e capacita as pessoas é desafiadora e isso me motiva a obter novos conhecimentos sempre. Hoje sou uma pessoa cheia de energia e muito mais madura e responsável. E isso veio com o curso.” Funcionário da empresa há quase quatro anos, Gabriel afirma estar feliz com a oportunidade que lhe foi dada. “Assim como eu, outros jovens merecem ter a primeira chance no mundo do trabalho e mudar as estatísticas de desemprego no Brasil.”

Novas turmas

O Senac Bauru está com inscrições abertas para novas turmas do Programa Senac de Aprendizagem. As aulas estão previstas para começar em 17 de junho (Turma I) e 11 de julho (Turma II). O curso é gratuito, e a inscrição deve ser realizada pela empresa onde o aluno atuará como aprendiz. Podem participar jovens entre 14 e 24 anos incompletos. O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem os jovens, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação. O programa possui carga horária de 1.560 horas – 480 horas de aulas teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na própria empresa. Outras informações sobre como participar do Programa Senac de  Aprendizagem estão disponíveis no Portal Senac:www.sp.senac.br/bauru.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL