Programação cultural para o mês de agosto 2018

Confira a programação cultural para o mês de agosto de 2018, em Lençóis Paulista. Grandes eventos serão realizados na Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian, Espaço Cultural Cidade do Livro, Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, Museu Alexandre Chitto e praças da cidade. Peças como: O Advogado de Deus e As Velhas Fiandeiras entre outras atrações, serão encenadas. No dia 07/08, às  19h30, no Espaço Cultural “Cidade do Livro” será o Lançamento do Livro “Da Cachaça ao Papel” de autoria de Sidney Aguiar.

Dia 01/08 – Teatro Municipal – 20h – Peça Romeu e Julieta – Teatro de Bonecos – Itapira SP

Com A Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas
Sinopse: Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por
meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblagens, música
e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim
trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.
Gratuito – Indicação 12 anos – Classificação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir do dia 27/07

Dia 04/08 – Teatro Municipal – 19h30 – Peça As Velhas Fiandeiras
Com Cia meninas do Conto – SP
Sinopse: A peça foi baseada nos contos “As Fiandeiras” dos irmãos Grimm e “As Três Velhas” de Luís da Câmara Cascudo. Desde o princípio,
a figura das três velhas atraiu o grupo, pela possibilidade do jogo cômico, pela poesia, musicalidade e composição física das personagens.
Para desenvolver sua criação do espetáculo, o grupo pesquisou a técnica dos Bufões, seres que estão à margem da sociedade e, por isso, mantêm um olhar crítico e debochado sobre o mundo. De seu ponto de vista, os bufões zombam de tudo e têm a incrível capacidade de serem grotescos e sublimes ao mesmo tempo. Essa é a história de uma menina que não gostava de fiar, por mais que sua mãe mandasse. Um dia, ela é levada ao palácio da Rainha, onde se vê obrigada a fiar uma enorme quantidade de lã. Com a ajuda de três velhas muito esquisitas, ela muda seu destino.
Gratuito – Indicação 5 anos – Classificação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir do dia 30/07

05/08 – Casa da Cultura – 20h – Apresentação dos alunos de Piano e Teclado da Casa da Cultura

07/08 – Museu Alexandre Chitto – Sebrae Móvel – 10h às 16h.

07/08 – Espaço Cultural “Cidade do Livro” – 19h30 – Lançamento do Livro “Da Cachaça ao Papel” de autoria de Sidney Aguiar”

Dia 09/08 – Teatro Municipal – 20h – Peça O Advogado de Deus
Com Alberto Centurião – Alexandre Marques – Cris Mazzuca – Edu
Rodrigues – Liza Vieyra – Lucienne Cunha – Nina Mancin – Ricardo Del Rey
Sinopse: Adaptação do livro de Zíbia Gasparetto. A história se passa nos anos de 1932 a 1951, no Rio de Janeiro uma época de boas músicas, romantismo e idealismo e conta a história de Alberto, um jovem em luta para reaver a herança e a verdadeira identidade, que lhe foram usurpadas por seu primo José Luís Camargo. Daniel Rezende é o jovem advogado idealista que aceita defender sua causa em juízo. O que se percebe no desenrolar da história é que existem laços espirituais de outra vida (século XVX), unindo Alberto, Daniel e a bela Lídia, que faz pulsar mais forte o coração dos dois rapazes. O enredo traz temas de candente atualidade, como o conflito entre pais e filhos, o confronto de valores entre gerações, a ética na política e nos relacionamentos pessoais e profissionais, a justiça e o imenso valor de um advogado corajoso e ético, que defende um injustiçado em luta para restabelecer a justiça, reavendo o que é seu por direito. Ao mesmo tempo, revela alguns mecanismos das relações espirituais, que frequentemente se originaram num passado remoto e têm prosseguimento na presente encarnação.
Classificação á partir de 12 anos
Gratuito – retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir do dia 06/08.

10/08 e 11/08 – Casa Cultura – Apresentação de Dança – Profesor André Estrella.
Convites no local.

11/08 – Bairro Feliz – 14h – Bairro São João – Praça José Augusto Zimermam
Brinquedos infláveis, dança, música e Teatro de Bonecos – Cia Fantocia – “A Menina e o Pássaro Encantado”
https://www.youtube.com/watch?v=fah-k3fT2iM

13/08 – Teatro Municipal –  Final do “Projeto Era uma vez” – 19h.

Dia 15/08 – Teatro Municipal – 13h30 e 14h30 – Contação de História –  Histórias de Teatro . Com Leda Fernandes
Sinopse: Uma viagem pela história do teatro desde os gregos até o palco do teatro municipal Adélia Lorenzetti. Com grande ludicidade e simpatia a contadora utiliza de narrações, fatos históricos e períodos teatrais, acessórios como máscaras, livros, figurinos para conduzir o grupo de aproximadamente 40 espectadores, do saguão do teatro ao palco. Ludicidade e estímulo a arte garantida.
Agendamento no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – 14 3263 0044.
Grupos e famílias são bem vindos!!!

16/08 – Casa da Cultura – 19h30 –  Pontos MIS – Filme: A Cidade das Crianças
Na vila de Timpelbach, as crianças afrontam os adultos e todas as formas de autoridade. Impotentes, os adultos decidem abandonar a vila, deixando-os a imaginar que todos partiram numa viagem. Quando as crianças se dão conta de que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis. Mas existe algo com o que eles não contavam…

Dia 16/08 –  Teatro Municipal – 20h – Concerto – Sinatra – O Homem e a Música
Com Jazz Big Band
Sinopse: O espetáculo envolve 20 artistas entre orquestra, cantores, cantora e atores, além de interação multimídia com a plateia. O musical conta com o roteiro de Renzo Mora, baseado em seu livro “Sinatra – o Homem e a Música”. Preservando o espírito do livro, cada canção do espetáculo é introduzida por atores, que conta episódios da vida do astro relacionados com suas músicas. Desta forma, sua paixão pela atriz Ava Gardner, seu envolvimento com a Máfia, o casamento com Mia Farrow, são relatadas teatralmente. A orquestra encarregada do espetáculo é a “Jazz Big Band”, considerada uma das mais competentes orquestras do país, e que estará tocando arranjos originais de 17 grandes sucessos de Sinatra. A orquestra é formada por 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, baixo, bateria e piano, enriquecida com guitarra, tímpanos e vocalistas. O show remete o público para o brilho de Las Vegas.
Gratuito – Indicação 12 anos – Classificação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir do dia 13/08

18/08 – Casa da Cultura – 18h e 19h30 – PEÇA TEATRAL: “AS PROVAS DE PETRUS” – CIA: PALCO.CIA de ARTE

SINOPSE: A história retrata a paixão proibida e divertida entre uma fada e um bruxinho, que na tentativa de conseguir seu diploma por meio de algumas provas de maldade, coloca em risco sua reputação. Questões ambientais e alimentação saudável também são abordadas.
DURAÇÃO: 45 MIN
GÊNERO: comédia, aventura e romance.
ENTRADA FRANCA – AGENDAMENTOS NA CASA DA CULTURA – 32636525
REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA DE LENÇÓIS PTA.

19/08 – Teatro Municipal – 2º Lençóis Dança e Ação – 16h
Retirar convites dia 13/08 as 12h – trocar por 1 produto de higiene pessoal
Inscrições gratuitas – Edital e Ficha de inscrição no site: http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/festival_danca/
Inscrições até dia 11/08.

22/08 – Casa da Cultura – Dia do Folclore – Teatro de Bonecos – Pachamama – Cia Mariza Basso –  14h – 997036312
SINOPSE
Tupã com seu próprio pensamento criou Petenguá, o cachimbo sagrado, e nele soprou o espírito de Nhandessi ou Pachamama – a Mãe Terra.
Pachamama é a Deusa da Fertilidade e na linguagem Quéchua dos povos indígenas da América do Sul significa Pacha-universo, mundo, tempo, lugar e Mama – Mãe – Mãe Terra.
No espetáculo Pachamama aparece na forma de uma velha composta por galhos que exalta a natureza em canto ritual com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar; o espetáculo narra à história da criação do mundo através de referências extraídas de lendas indígenas, mostra o surgimento dos seres da natureza e dos primeiros humanos: Tupã Mirim e Mavutzinim e de seus filhos Nahnderu-Guaçu e Nanderykei inimigos desde a infância. Os irmãos enfrentarão vários conflitos de ódio até descobrirem que somente o amor poderá salvar Pachamama da destruição.

23/08 – Casa da Cultura – Espetáculo: Lá onde Mora a Saudade – Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos – PROAC – 10h e 14h
Agendamentos na Casa da Cultura ou telefone 14 32636525 – Lugares Limitados – Grátis.
Sinopse:
Lá onde mora a saudade conta a história de uma mulher que vive em meio ao que restou de uma cidade, ou de sua casa, rodeada de malas onde guarda tudo o que parece ter sobrado de uma vida inteira. Sentada sobre elas, a moça espera sem saber o que, ou por quem. Ali, naquele momento de solidão, ela relembra fatos de sua história, hora tristes e hora alegres, que comovem a plateia que a acompanha até o desfecho final da trama, quando decide partir.
16 997692835 – Maria Alice

23/08 – Casa da Cultura – 19h30 – Pontos Mis – Filme: A História do Rock Brasileiro.
O documentário percorre e investiga a história do Rock brasileiro entre 1955 e 2005. Filmado em 16mm, conta com importantes depoimentos de ícones da música brasileira, como Tim Maia, Erasmo Carlos, Legião Urbana, Cássia Eller, Rita Lee, entre outros

Dia 23/08 – Teatro Municipal –  20h – Peça A Mulher de Bath
Com Maite Proença e participação especial de Alessandro Persan
Sinopse: “Se não houvesse em toda a Terra imensa, autoridade além da experiência, a mim isso seria suficiente, pra fazer um relato contundente, das mazelas da vida de casado.” Assim nos diz A Mulher de Bath ao se apresentar para o público.  O fato é que ela enterrou cinco maridos e agora quer mais um. À beira de uma estrada, em plena Inglaterra medieval, uma mulher de vasta experiência e de ardorosa
oratória conta a história de sua vida exemplar, universal e única: seus amores incansáveis, seus rancores, suas paixões e vinganças, suas traições e sua grandeza, seu conhecimento profundo do pecado, da salvação e do espírito humano.  E ela o faz sem poupar ninguém, nem a si própria.  As coisas são ditas como são, sem enfeites, de forma clara, irreverente e direta. Movida por um humor visceral, Alice sugere que o comando nas mãos da mulher não leva à guerra, ou submissão, mas ao bem estar comum.  A Mulher de Bath é uma mulher à frente de sua época, e deixará de queixo caído as feministas da atualidade. A Mulher de Bath, personagem dos Contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer, (publicados pela primeira vez em 1475), é uma das figuras basilares da literatura ocidental, precursora de Shakespeare e do indivíduo moderno. Chega aos palcos brasileiros pela primeira vez, em uma tradução que resgata a eloquência popular de sua fala: a alma pulsante da Idade Média volta à vida em versos inspirados no cancioneiro popular e na poesia oral do interior do Brasil. A premiada tradução de José Francisco Botelho busca inspiração na poesia popular brasileira, do repente nordestino à trova gaúcha, para reviver entre nós a exaltação e a grandeza da Idade Média. A peça é uma adaptação gestada na já premiada união teatral da atriz Maitê Proença, que completou em janeiro 40 anos de carreira e 60 anos de vida, com o diretor Amir Haddad.
Duração 70 min. Indicação: maiores de 16 anos.
Gratuito – Retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir do dia 20/08.

24/08 – Espaço Cultural “Cidade do Livro” – Circuito Cultural Paulista – Travesso – Caleidos Cia de Dança – 20h explora o universo do feminismo e da condição feminina revelados por diversas formas de presença Contemporania
Classificação livre – Agendamentos na Casa da Cultura – 32636525

Dia 25/08 – Teatro Municipal –  20h – Show de Mágica It’s Magic! O Grande Show  de Mágicas
Com Mágico Dimy
Sinopse: Um espetáculo surpreendente, performático e altamente dinâmico, produzido com bailarinas, músicas envolventes, efeitos especiais indoor e grandes ilusões impactantes (Show Internacional estilo Las Vegas). Também é divertido e participativo, com mágicas interativas com a plateia e recheadas de bom humor. Já foi prestigiado e aplaudido por aproximadamente 250.000 pessoas em Grandes Empresas, Espetáculos Teatrais e principalmente Temporadas de Cruzeiros no Brasil e Exterior (a 8 anos se destaca como um dos
melhores espetáculos em navios). Ilusionismo Internacional num show completo, divertido e inovador.
Gratuito – Indicação 12 anos – Classificação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir do dia 21/08

(interno) 26/08 – Casa da Cultura – 19h e 21h – Abner 99766-4805 19h e 21h

Dia 26/08 – Teatro Municipal –  10h30 – Show de Mágica – Circo Mágico Show
Sinopse: Respeitável público, o Circo Mágico… Chegou!  Considerado um dos melhores Shows de São Paulo para público infantil, o Circo Mágico traz para o teatro, toda a diversão de um Grande Circo. As mágicas são atreladas a belas histórias e as crianças que participam do show, são vestidas com lindos figurinos temáticos e realizam com o artista, mágicas incríveis. O cenário do show é um circo totalmente colorido e o espetáculo é incrementado com músicas infantis próprias e mágicas surpreendentes como: Aparição das sombrinhas mágicas, levitação da mesa encantada, pintura mágica com tinta invisível, a fantástica bolsa de Harry Potter e a participação especial da Coelhinha Cantora Gigi. O mágico encerra o espetáculo com a “Loucoficina de Costura Mágica”, uma grande máquina maluca capaz de transformar as roupas feias e bregas de sua assistente em bonitas e fashion!  Um show para toda a família!
Gratuito – Indicação 5 anos – Classificação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir do dia 21/08

Dia 26/08 –  Teatro Municipal – 19h30 – Peça A Princesa Perna Fina
Com Cia Teatral Atos & Cenas
Sinopse: A Princesa Irina tem um defeito de nascença na perna e por isso é ridicularizada pelas irmãs Frívola e Apática e por todo o reino, sua mãe adoece e o mal que aflige a rainha é a dor no coração, de ver desmerecida e desprotegida, sua bondosa e virtuosa filha, que quis Deus nascesse com a perna fina. O único remédio capaz de curar a soberana é um copo de água da fonte Generosa, guardada pelo dragão
Preconceito. As irmãs vão em busca da água, mas são vencidas pelo preconceito, cabe a Irina enfrentar o Dragão do Preconceito para salvar a mãe.
Gratuito – Indicação Livre – Infantil –  Duração 40 min.
Retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir do dia 21/08

27/08 e 28/08 – Espaço Cultural – Workshop Contação de História – 18H ÀS 22H – Com Leda Fernandes

28/08 – Casa da Cultura – Como Fazer Entrevistas Melhores para Documentários – 18h – Bruno Carneiro
20 vagas
A partir de 16 anos
Hoje é simples realizar um documentário. Os recursos estão disponíveis e os filmes podem ser exibidos para muita gente via internet.
Com toda a força da linguagem audiovisual, documentários são caminhos para compreender aquilo que é diferente, para conhecer outros pontos de vista, para manter a atenção e  o respeito à diversidade da vida. Entrevistas são a base da maioria dos documentários. Portanto saber entrevistar é essencial para realizar filmes significativos.  Para os espectadores, pode parecer fácil realizá-las. Mas existem conhecimentos que, se aplicados com sensibilidade, transformam uma entrevista em algo especial.
O objetivo desta oficina é ensinar e praticar esses conhecimentos.
http://www.pontosmis.org.br/atividade/como-fazer-entrevistas-melhores-para-documentarios
Inscrições na Casa da Cultura – Vagas Limitadas – 32636525

29/08 – Casa da Cultura – 19h – Apresentação Ballet & Cia – Ensaio a partir das 17h

30/08 – Espaço Cultural – 20h – Apresentação alunos de Violão professor Marcos

30/08 – Casa da Cultura – 19h – Apresentação Ballet & Cia – Ensaio a partir das 14h

31/08 – Casa da Cultura – 19h – Apresentação Ballet & Cia – Ensaio a partir das 14h

LEIA TAMBÉM

 



 

Deixe um comentário