Projeto de Esporte atende mais de 800 alunos da Rede Municipal

Alunos da Escola Amélia Benta do Nascimento Oliveira, durante as aulas de Capoeira

Uma parceria entre a Administração Municipal por meio das Secretarias de Educação, Secretaria de Esportes e Recreação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está levando aos alunos da Rede Municipal, os fundamentos do esporte e noções de cidadania, socialização e disciplina.

Com aulas teóricas e atividades físicas, o Projeto Desenvolvendo Habilidades, Incentivando Modalidades é desenvolvido nas Escolas Idalina Canova de Barros (Jardim Nova Lençóis), Maria Zélia Camargo Prandini (Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari), Luiz Zillo (Núcleo Luiz Zillo), Amélia Benta do Nascimento Oliveira (Vila Contente), Irma Carrit (Vila Cruzeiro), Ézio Paccola (Jardim Primavera), Edwaldo Roque Bianchini (Cecap) e Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama).

“As atividades são desenvolvidas de acordo com o currículo das escolas que possuem período integral, e no período inverso aos demais alunos que frequentam a escola. As modalidades são realizadas semanalmente por uma equipe de dez profissionais. A participação dos alunos está atrelada a frequência na escola, ou seja, ele precisa ter no mínimo 75% de frequência na escola para participar das atividades”, explica o coordenador do projeto, Adriano Pittoli.

Os materiais e equipamentos utilizados nas atividades são fornecidos pelo projeto, com recursos oriundos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Compromisso com o futuro

O secretário de Esportes e Recreação, Raphael Blanco, falou sobre a importância do evento. “Um dos principais objetivos do projeto é incentivar o exercício da cidadania por meio das atividades esportivas. Obviamente vamos estimular com essas ações, o surgimento de novos talentos para o esporte, porém, buscamos levar aos alunos algo mais amplo: conceitos de disciplina, socialização, trabalho em equipe, relacionamento. Esses conceitos estarão presentes em toda a vida desses alunos. Essa parceria entre as áreas de Educação e Esportes é sempre muito bem-vinda. As duas secretarias estão se mobilizando também para mais uma edição dos Jogos Escolares”, lembra o secretário.

Desenvolvimento integral

A secretária de Educação, Meire Aparecida Galassi Montanhero lembra que o esporte também tem um papel muito importante na edução das crianças e jovens. “A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral da criança, e essa é nossa meta. Os aspectos culturais e sociais das práticas corporais devem ser trabalhados com os alunos. A proposta do Projeto Desenvolvendo Habilidades, Incentivando Modalidades está atrelada a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). É fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las. O Esporte consegue levar às pessoas ensinamentos e comportamentos essenciais para a vida em sociedade, quebrando barreiras entre pessoas, espaços, com abertura a novos caminhos, porque ele certamente representa a melhor forma de inclusão social”.

Deixe um comentário