Queda de arrecadação, flexibilizações, auxílio-transporte

Lençóis Paulista já sente os efeitos do recuo da atividade econômica causada pela COVID-19. Durante a coletiva com a imprensa nesta quarta-feira, 29, o prefeito Anderson Prado informou que as receitas do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tiveram uma queda de R$ 1,2 milhão durante o mês de abril. Os números ainda estão sendo fechados pelo Governo. Esses repasses são as duas principais receitas que o município recebe.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Júlio Antônio Gonçalves, explicou que “Os números ainda estão sendo fechados pelo Governo. Esses repasses são as duas principais receitas que o município recebe para o desenvolvimento de suas atividades. Quando esses números são negativos, o resultado compromete o resultado de todo o orçamento”, explicou.
Na abertura da coletiva, Prado apresentou os números da COVID-19 no município lembrando que o óbito do bebê deu negativo para Covid-19. “Era um bebê que tinha outras comorbidades e como apresentou Sindrome Gripal Aguda, segundo a recomendação do Ministério da Saúde, entrou como suspeito. De qualquer forma, quero me solidarizar a família, principalmente a essa mãe que perdeu um filho”, pontuou.
Prado lembrou ainda que as empresas que comercializam gêneros alimentícios, como supermercados, padarias, açougues, quitandas, entre outros, estarão liberadas para trabalhar no próximo domingo, 3, de acordo com os horários estabelecidos em seus respectivos alvarás, com barreiras sanitárias.
Ainda durante a coletiva, Prado disse ainda que está suspenso por enquanto o processo de contratação dos Guardas Civis. Um dos motivos é a própria queda de arrecadação, o que pode afetar o índice da folha de pagamentos da Prefeitura. O segundo motivo é que o curso que seria feito pelos aprovados no concurso público de forma gratuita na GCM (Guarda Civil Municipal) de Botucatu foi suspenso por conta da Covid e não tem data para a retomado. Além disso, existe uma interpretação do Ministério Público sendo analisada. Já o presidente da Câmara, vereador Nardeli da Silva, destacou a sintonia e o trabalho desenvolvido entre o Poder Executivo, o Legislativo e a Comissão de Acompanhamento para a prevenção da Covid-19.
A distribuição do hipoclorito para a desinfecção das residências também será retomada na próxima semana. A partir da segunda, 4, a distribuição está prevista no período da manhã para o Jardim Açaí e, no período da tarde, no bairro Corvo Branco. A distribuição é feita pelos servidores do SAAE em parceria com os agentes comunitários da Secretaria de Saúde, que orientam os moradores sobre os cuidados com a aplicação do produto.
Prado também orientou os trabalhadores da iniciativa privada, interessados em retomar suas atividades profissionais, que procurem seus empregadores. De acordo com o Prefeito, para que eles possam retornar eles precisam fazer uma carta à empresa demonstrando esse interesse.

Central de atendimentos

Durante a conversa com os jornalistas, Prado lembrou que a Central de Atendimentos da COVID-19, ficou congestionada hoje pela manhã por conta dos atendimentos e orientações relacionados ao Coronavírus. “Quero pedir paciência as pessoas e quando ligarem tenham em mãos, o Cartão Cidadão, para diminuir o tempo de espera e da ligação. A Central também vai enviar um formulário pelo WhatsAPP. É importante que as pessoas respondam esse formulário, pois a Central precisa desses dados para melhorar o acompanhamento da doença”, destacou. Júlio Gonçalves, atual secretário de Planejamento, vai assumir a partir do dia 1º de maio, as pastas de Finanças, Convênios e Captação de Recursos, Turismo e Desenvolvimento Econômico, dentro da nova configuração do Governo Municipal, proposta pela Reorganização Administrativa. “Quero agradecer o secretário André Paccola Sasso por todo seu trabalho na secretária de Desenvolvimento Econômico nestes pouco mais de três anos de Governo”, frisou o Prefeito.

Auxílio Transporte

Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Administração, Railson Rodrigues, informou que o processo para análise dos recursos do auxílio-transporte foi concluído na manhã desta quarta-feira e que nesta quinta-feira será publicada a listagem com os pedidos aprovados e os indeferidos. Ele afirmou ainda que 308 estudantes receberão esse benefício. Os meses de fevereiro, março e abril devem ser liberados e depositados na conta dos estudantes até o dia 7 de maio.