Quem inventou a roda?

roda

A invenção da roda revolucionou a vida do homem desde os primórdios dos tempos. Sabe-se que a primeira representação da roda data de 3500 a.C. e foi feita numa placa de argila. Essa representação foi encontrada por arqueólogos nas ruínas da cidade-Estado de Ur, atual região do Iraque.
As primeiras rodas do mundo eram feitas com três placas de madeira cortadas em formato arredondado. Esse conceito também foi utilizado pelos chineses há cerca de 2000 a.C., e pelos olmecas, há 1500 a.C. Nesses momentos da história já percebemos a existência de carruagens e carroças.
Assim, é impossível determinar com certeza quem inventou a roda. A invenção foi sendo aprimorada ao longo dos anos por diversas civilizações.
Mas, o desenvolvimento da roda, como a conhecemos hoje, se deu a partir da Idade Moderna. Em 1888, o inventor John Dunlop desenvolveu os primeiros pneus com câmara para bicicletas.
Em 1895, na França, o industrial Edouard Michelin adaptou a invenção para uso em automóveis. E no início do século XX, as rodas passaram a ser fabricadas com metal.
Hoje, temos rodas feitas de ligas leves e até compostos de carbono.