Rede municipal propõe coleta seletiva e preservação entre os alunos

As crianças aprenderam a separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis

No mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) trabalha as propostas do Programa Município Verde Azul com as crianças. Os alunos da EMEI “Maria Cordeiro Fernandes Orsi”, na Cecap, estão participando de ações educativas sobre o programa “Coleta Certa”, que envolvem a mobilização e a sensibilização para a separação e reciclagem de materiais.

Os professores assistiram a palestra durante reunião de HTPC (Hora de trabalho pedagógico coletivo) e estão adaptando o tema para que os pequenos aprendam a separar os resíduos e depositar corretamente nos contentores verdes (recicláveis) e azuis (orgânicos). A prática envolve aprendizagem de forma lúdica em sala e visitação aos contentores no entorno da escola. Os alunos que estão recebendo aulas no sistema remoto, também desenvolverão atividades propostas com o tema.

As crianças da Creche “Neide Madeira Dias” também desenvolvem atividades do tema, conforme a faixa etária das crianças no sistema remoto.

Diante do contexto da retomada das aulas presenciais, mesmo que no esquema escalonado, é pertinente envolver as crianças e jovens que estão frequentando as aulas, bem como as famílias, neste intuito de promover a educação ambiental com informações e ações práticas, de mobilização. O sistema híbrido que também envolve as aulas remotas também favorece o envolvimento de um maior número de pessoas. Vale lembrar que esta ação já é realizada anualmente no mês de junho, esta medida tem a ver com a continuidade. As ações também estão relacionadas com as diretivas do Programa Município Verde Azul, Arborização Urbana, Estrutura e Educação Ambiental e Esgoto Tratado.

Pref. Mun. de Lençóis Paulista