Reunião do Comdema propõe sequência das ações ambientais

Na terça-feira, 28, ocorreu mais uma reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) no Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro”. O órgão, de acordo com lei municipal, possui caráter paritário (representação do governo e sociedade civil), é consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador das questões ambientais do município.
Na reunião foram tratados assuntos voltados à educação ambiental, principalmente a ações de mobilização pública, como a proposta de mutirão de lixo eletrônico por meio da parceria da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), que atuam com a reciclagem, inclusive com o recebimento de materiais eletrônicos que são desmontados para reaproveitamento de peças plásticas e eletrônicas para venda. A iniciativa está prevista para o mês de novembro, já como ação do Comdema para o próximo ciclo do Programa Município Verde Azul.
Outros assuntos importantes foram abordados, como o incentivo aos produtores rurais para que busquem parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), tendo em vista projetos de recuperação ambiental de nascentes, prioritariamente da Bacia do Rio Lençóis, por se tratar de fonte do abastecimento público. Algumas ações estão previstas para o mês de setembro, quando se comemora o tema Mata Ciliar e o Dia da Árvore, de acordo com o calendário de datas comemorativas ambientais em Lençóis Paulista, fixado pela Lei 3976/2009 e Decreto 251/2010.
Como ação do Programa Município Verde Azul foi demonstrado o trabalho que envolve a implantação do “Espaço Árvore” nos prédios públicos municipais, sendo que esta medida é proposta pela diretiva “Arborização Urbana” e requer como documentos comprobatórios o cronograma do serviço, comprovação de implantação nos prédios públicos e novos loteamentos, e publicidade da ação.
Foi comentado ainda sobre o projeto “Natal Espetacular”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, que ocorre nas escolas com a arrecadação de garrafas pet para confecção de árvores-de-natal. Já sobre a elaboração do Plano Municipal de Controle de Erosão, que está em fase de elaboração, foi solicitado aos membros presentes o apoio com informações essenciais. Também foi assunto a repercussão sobre a realização do Fórum Municipal do Meio Ambiente, ocorrido em 23 de agosto de 2018.

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL