Saúde cria pré-cadastro local para vacinação

A Secretaria de Saúde criou um pré-cadastro local para agilizar o processo de checagem das informações para a vacinação contra Covid-19, especialmente durante a imunização realizada aos sábados no drive-thru da Facilpa e Teatro Municipal. A Prefeitura pede que as pessoas que ainda não receberam a primeira dose, acessem o link (www.lencoispaulista.sp.gov.br/vacina) e preencham todos os dados corretamente. A Secretaria informa ainda que a inscrição no pré-cadastro não garante a vacinação imediata. É preciso ficar atento ao site e redes sociais da Prefeitura para saber quando será sua vez de se vacinar. No momento, a vacinação segue para pessoas com 49 anos ou mais, por agendamento, nas unidades de saúde do Jardim do Caju, Cecap e Jardim Ubirama.

“Nós percebemos que dentro do processo da vacinação, o preenchimento manual das informações pelas equipes de saúde é a etapa que toma mais tempo, mais inclusive do que a própria aplicação da dose. Por isso, solicitamos a Secretaria de Tecnologia a criação desse formulário. Nós pedimos que as pessoas se cadastrem e façam a impressão desse documento para levar ao posto de vacinação. Essas informações já impressas vão agilizar muito, porque o agente só precisará conferir as informações e liberar a pessoa para a vacinação”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro. “Quem não conseguir fazer a impressão, também vai receber a vacina, mas nós pedimos que a pessoa faça um esforço para levar esse documento impresso, pois isso vai fazer com que ela fique menos tempo na fila”, completou o secretário.

O preenchimento do formulário pode ser feito pelo computador, notebook, tablet ou celular. Basta acessar o link e informar dados básicos como o número do Cartão Cidadão, nome completo, CPF, endereço, telefone de contato, sexo, cor (essa informação é exigida pelo Ministério da Saúde), bairro e cidade. Depois de preencher todos os dados é só clicar no botão “Continuar” e imprimir as informações. Esse documento deve ser levado no momento da vacinação e ficará retido pelas equipes da saúde.

O prefeito Anderson Prado destacou a importância da iniciativa. “Quero pedir que as pessoas façam realmente seu cadastro e façam um esforço para imprimir e levar o documento ao posto de vacinação. Queremos gastar menos tempo com burocracia e mais tempo aplicando vacina no braço dos lençoenses. Conforme descemos as idades o público para ser vacinado aumenta e precisamos ganhar agilidade”, declarou.

A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas façam também o cadastro no site do Governo do Estado de São Paulo, o VacinaJa. Basta acessar o endereço www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no botão população em geral e fazer o cadastro.

 

Pref. Mun. de Lençóis Paulista