Saúde faz levantamento de profissionais de saúde que ainda não receberam vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde informa que está criando um cadastro para realizar um levantamento de profissionais de saúde que ainda não receberam a vacina contra Covid-19, em virtude da indisponibilidade do imunizante.

O levantamento servirá como base para elaboração de estratégias de vacinação desse público de acordo com a oferta da vacina.

A Secretaria de Saúde informa ainda que segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde para que não falte vacina para os públicos considerados prioritários, como profissionais de saúde da linha de frente, profissionais e idosos de casas de longa permanência e idosos em geral acima de 60 anos que, segundo estudos, são mais vulneráveis à doença, com maior taxa de internação e óbito.

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios.

Compreende tanto os profissionais da saúde ( ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Confira a lista do que é considerado estabelecimento de saúde pelo Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2022_15_08_2017_rep.html

Os profissionais de saúde terão a terça-feira, dia 16 e fevereiro para preencher o cadastro, através desse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT54IkNauZZg0EMQV018KIBkcCsq_LAaO7nfMbwMQuce5kDw/viewform

 

PM Lençóis Paulista