Saúde na Praça acontece no sábado, 10, no Núcleo Luiz Zillo

  • No ano passado, evento aconteceu na Concha Acústica e ofereceu diversos serviços de saúde à população

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 10, das 8h às 13h, a segunda edição do Saúde na Praça, um evento realizado em parceria com Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. Desta vez, o evento que tem por objetivo oferecer serviços de prevenção à saúde da população vai acontecer no espaço do Varejão “Josefina Paulino, Dona Nega”, no Núcleo Luiz Zillo. Além de orientação em mais de 13 áreas da medicina, serão oferecidos para toda população de forma gratuita exames de HGT (diabetes), HIV, Sífilis, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC, voltado ao controle da obesidade.2

“Educação em saúde e prevenção. Esses são os principais objetivos do evento Saúde na Praça. E nossa intenção é a cada ano realizar o evento numa região da cidade para facilitar o acesso da população. Neste ano, o Saúde na Praça vai acontecer no Núcleo Luiz Zillo, mas podem participar todas as pessoas dos bairros próximos como Júlio Ferrari, Nações, Parque Rondon, Maria Luíza, ou de outras partes da cidade. O evento é aberto para todos. Essa será uma grande oportunidade de fazer exames básicos e também de tirar dúvidas sobre as mais variadas especialidades da medicina”, declarou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Na Unesp, os estudantes se dividem em grupos – que na faculdade são chamados de Ligas Acadêmicas – por área de interesse de atuação. Cada Liga tem por objetivo estudar e participar de atividades práticas daquele campo específico da medicina. No Saúde na Praça, vão participar cerca de 80 alunos que estarão divididos nas seguintes Ligas: Nutrição e Educação Popular, Saúde Sexual e Reprodutiva, Rim e Hipertensão Arterial, Trauma, Pediatria, Infectologia, Cuidados Tissulares, Clínica Médica, Câncer, Neurociência, Anestesiologia Terapia Intensiva Dor e cuidados Paliativos, Ginecologia Obstetrícia e Mastologia e Gerontologia.

Os estudantes de cada Liga farão palestras de orientação, distribuição de panfletos informativos e demonstrações com equipamentos específicos de cada área. “Os estudantes vão tratar de vários temas, como afogamento infantil, inclusive com demonstração de como agir quando uma criança está afogada, e como fazer a massagem cardiopulmonar, que pode salvar a vida da criança; vai também ter orientações sobre as DSTs com distribuição de material contraceptivo, vai ter ainda orientações sobre queimaduras, os tipos de queimaduras e como proceder, porque tem muita gente que ainda coloca pasta de dente, pó de café, o que piora a lesão; vai ter também orientação na área da nutrição, com distribuição do sal de ervas, entre muitas outras ações”, explicou a Dra. Rayana Gonçalves Moreira, que é médica e servidora pública no ESF (Estratégia Saúde da Família) do Monte Azul.

Ricardo lembrou que Saúde na Praça é um evento destinado a toda família. “As orientações se aplicam tanto para a criança como para as pessoas idosas, por isso entendo que é um evento para toda família e convidamos toda população para comparecer no Varejão Dona Nega. Não precisa ficar a manhã toda. A pessoa pode apenas ver aquilo que ela tem interesse”, declarou o secretário.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL