Saúde vai fazer plantão de vacinação na próxima quarta-feira

Além dessa ação, os Agentes Comunitários de Saúde também vão começar a checar a carteira de vacinação; pais podem ser convocados para dar a vacina

Por conta da baixa adesão à Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo registrada no último sábado, dia da mobilização nacional da campanha, a Secretária de Saúde de Lençóis Paulista vai realizar na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, um plantão de vacinação na cidade. Neste dia, todas as unidades de saúde do município ficarão abertas até as 21h. Devem ser vacinadas todas as crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos.

“O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina para pais e mães que trabalham até tarde ou que, por algum motivo, ainda não conseguiram ter tempo para levar seus filhos para tomar a dose da vacina contra a pólio e o sarampo. Mais uma vez queremos ressaltar a importância de imunizar as crianças contra essas doenças, pois muitas delas estão voltando justamente por causa da baixa cobertura vacinal”, declarou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Além desse plantão de vacinação, a partir desta quinta-feira 23, todos os Agentes Comunitários de Saúde, que frequentemente passam nas casas para checar situação de dengue e as condições de saúde da família, também vão passar a verificar a carteirinha de vacinação das crianças da casa. “Pedimos que as pessoas atendam os agentes e também disponibilizem as carteirinhas das crianças para que os agentes possam verificar cada caso e se é necessário a aplicação da vacina”, completou o secretário.

Durante essas visitas, caso o Agente Comunitário constate que alguma criança ainda não tomou a vacina, os pais receberão uma notificação/convocação da unidade de saúde de referência, ou seja, aquela que fica mais próxima da casa, para que proceda a vacinação da criança.

Dados

Até agora foram vacinadas 65% das crianças que fazem parte do público-alvo estimado para a campanha. Ao todo, são 3.218 crianças que estão nesse grupo – maiores de 1 ano e menores de 5 anos – e foram vacinadas 2.084. No sábado passado, dia D da campanha, foram imunizadas aproximadamente 700 crianças. A menor cobertura se concentra entre as crianças entre 1 e 2 anos de idade. Veja os dados por faixa etária: 448 crianças de 1 ano (58%); 500 crianças de dois anos (61%); 569 crianças de 3 anos (70%); e 567 crianças de 4 anos (69%).

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL