Secretaria da Saúde intensifica dias de testagem para hepatites B e C nos postos

A Secretaria de Saúde intensifica no período de 16 a 31 de julho, a testagem para os lençoenses sobre hepatite dos tipos B e C. Todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam os testes em dias específicos. A ação integra o Julho Amarelo, mês que visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus, que apresentam características distintas (A, B, C, D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas, de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.

Devem realizar o teste as pessoas com mais de 40 anos; pessoas com tatuagens e piercings; usuários de drogas; pessoas com risco sexual (múltiplos parceiros ou com pessoa que sabidamente tem hepatite); nefropatas crônicos ou em diálise; pessoas que realizaram transfusão de sangue antes de 1993; e trabalhadores da área da saúde.

Levantamento feito pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde, mostra que em Lençóis Paulista nos últimos três anos os registros foram: 2016 – 16 casos, sendo que 7 foram cura sorológica; 2017 – 12 notificações com 9 curas sorológicas; e em 2018, até o momento 3 notificações com uma cura sorológica.

Dias de atendimento nos postos

ESF Monte Azul – sexta-feira

ESF Núcleo – quarta-feira

ESF Cruzeiro – quarta-feira

ESF Caju – terça-feira

ESF Nações – quinta-feira

ESF Maria Cristina – quarta-feira

ESF Alfredo Guedes – quinta-feira

ESF Júlio Ferrari – terça-feira

UBS Ubirama – quarta-feira

UBS Cecap – quinta-feira

LEIA TAMBÉM