Secretaria de Educação promove replanejamento

Foto: Cíntia Duarte com o secretário Raílson, professor Nino e a supervisora de ensino Meiri durante o evento no Teatro Municipal

Nessa terça-feira, 31, o Teatro Municipal recebeu aproximadamente 600 servidores da Secretaria de Educação para conclusão do replanejamento escola semestral. Na ocasião, os educadores acompanharam a palestra “Ensinando e aprendendo com prazer: A neurociência entra em ação”, com o professor doutor José Meciano Filho, o professor Nino. O evento tinha como foco a abordagem de atitudes comportamentais e de estratégias pedagógicas.
“Quando se está feliz o sistema nervoso produz substâncias químicas, que atuam estimulando estruturas cerebrais desencadeando sensação de prazer e protegendo nosso organismo contra doenças. Por isso o professor deve estar motivado e emocionalmente envolvido com suas atividades pedagógicas e com seus alunos, transmitindo seus conhecimentos eficientemente, com emoção e envolvimento”, destacou o palestrante, que é mestre pela Unicamp e doutor em Ciências pela USP, e atua como professor doutor assistente do Departamento de Biologia pela Unicamp e professor titular da PUC Campinas. A palestra marcou o início das atividades no segundo semestre do ano letivo da Rede Municipal de Ensino.
O secretário de Educação, Railson Rodrigues, falou sobre os desafios da área, destacando que o replanejamento deve ser um momento de recomposição, para que os educadores retomem a dimensão de que o trabalho na educação vai além do cargo que ocupam, pois se trata de uma missão que exige dedicação e motivação para proporcionar a transformação da realidade de nossas crianças, que serão responsáveis por nossa cidade no futuro. O secretário frisou também que é necessário que os educadores tenham dimensão dessa missão, para que o trabalho oferecido aos jovens seja cada vez mais amplo e para que a equipe esteja cada vez mais integrada. Representando o prefeito Anderson Prado, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cíntia Duarte, destacou a importância dos profissionais da Educação na formação dos alunos. Cíntia ressaltou ainda os projetos desenvolvidos pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria da Educação, como a Horta Educativa.
A Educação em números 900 servidores 15 Creches 06 Escolas de Educação Infantil (maternal II e pré-escola) 06 Escolas de Educação Infantil e Fundamental I 08 Escolas de Ensino Fundamental 1429 crianças matriculadas nas Creches 1479 crianças matriculadas na Educação Infantil 3752 crianças matriculadas no Ensino Fundamental I 1240 crianças matriculadas no Ensino Fundamental II

LEIA TAMBÉM