Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre descarte de resíduos nos contentores

Os resíduos nunca devem ser despejados soltos, como mostra a foto, e sim devidamente ensacados e amarrados

Implantado em abril de 2019, o programa Coleta Certa tem a proposta de melhorar o serviço de limpeza urbana, as condições de trabalho dos coletores por meio da coleta mecanizada, e, sobretudo, melhorar a estrutura e o índice de coleta seletiva, serviço realizado pela Prefeitura e Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista). A proposta é de descarte do lixo orgânico domiciliar de forma segura, no contentor Azul, e do material reciclável no contentor Verde.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) orienta a população sobre boas práticas para o descarte de recicláveis no contentor verde. Os recicláveis são os papéis e papelões, plásticos e embalagens em geral, vidros e metais, sendo que os vidros e metais perfurocortantes devem ser protegidos e sinalizados para evitar acidentes.

Para as embalagens com resto de alimentos é recomendável que sejam removidos os resíduos dos potes de alimentos, como de Danone, caixas de leite e laticínios, latas de conservas, bandejas de isopor ou plástico, e toda embalagem que pode reter restos. A lavagem é apenas uma simples recomendação, que consiste em passar água para que o material não ocasione mau cheiro e possa de fato ser reintroduzido na reciclagem. Com esta boa prática, evita-se a contaminação e perda de materiais que serão vendidos pela equipe da Cooprelp.

É importante ressaltar que ao descartar o lixo orgânico no contentor azul ou os recicláveis no contentor verde, os resíduos nunca devem ser despejados soltos, e sim devidamente ensacados e amarrados, o que também protege por mais tempo a limpeza dos contentores.

O cidadão que notar anormalidade com os contentores deve comunicar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones (14) 3269.7054, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, ou pelo número (14) 99819.4934, que dispõe do serviço de whatsApp para envio de fotos e informações, inclusive localização.

PM Lençóis Paulista