Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre descarte de resíduos

Para onde é destinado o lixo que você gera todos os dias? Com base nesta questão, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem desenvolvido ações de educação ambiental e de orientação aos cidadãos, quanto a destinação correta do lixo. Em Lençóis Paulista são gerados diariamente, em média, 35 toneladas de lixo, e grande parte deste montante acaba sendo destinado ao aterro municipal.

Mensalmente o serviço de coleta seletiva realizado pela população e empresas, de maneira conjunta com a Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), evita que até 200 toneladas de recicláveis sejam destinadas ao aterro, e são revendidos para empresas de reciclagem da região, aumentando assim a vida útil do aterro municipal. No entanto, a população pode contribuir mais para melhorar este índice. Cabe ao cidadão a responsabilidade primária para a destinação correta do lixo gerado. E diante da realidade exposta, buscamos relacionar alguns dos principais serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista para a destinação de resíduos, de acordo com resolução do Comdema, por meio do Decreto nº 141/2018:

Pneus inservíveis: As borracharias devem realizar um cadastro junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a destinação correta de pneus inservíveis, que são armazenados em local adequado e posteriormente destinados a ANIP/RECICLANIP para o serviço de reciclagem.

Pilhas e baterias: Em Lençóis Paulista existem cerca de 100 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas e esgotadas, em comércios, supermercados, escolas e postos de saúde. Portanto, procure o ponto mais próximo de sua residência, evitando assim a contaminação do meio ambiente e prejuízos a saúde humana.

Lâmpadas fluorescentes: primeiramente o munícipe deve procurar a loja vendedora do produto para a logística reversa, ou buscar outro meio seguro para o descarte. Recomenda-se a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, sendo estas mais econômicas, duráveis e com menos impactos na destinação final.

Eletrônicos: A Adefilp, Cooprelp e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente são pontos recebedores desses equipamentos, como TV’s, rádios, celulares, tablets, fios e cabos, entre outros, que são desmontados para reaproveitamento de peças plásticas e eletrônicas.

Resíduos de construção: A destinação de RCC ocorre por serviços de empresas de caçamba do município, que destinam para a usina de processamento de entulhos de Lençóis Paulista (Usina de Reciclagem), ou então em menores quantidades podem ser destinadas nos Ecopontos localizados na Cecap (Rua Carlos Drummond de Andrade) e Jardim das Nações (acesso pela Rua Colômbia).

Móveis velhos: o agendamento para coleta de móveis inservíveis pode ser realizado pelo no (14) 3269.7054 ou então podem ser destinados nos ecopontos da Cecap e Jardim das Nações. A equipe realiza a coleta sempre as terças e quintas-feiras, conforme agendamento.

Óleo de cozinha usado: o óleo de cozinha usado também pode ser destinado para a coleta seletiva municipal ou então para campanhas realizadas em escolas, ou ainda para supermercados que realizam campanhas para a destinação correta. Com isso, evita-se que sejam despejados através da pia na rede de esgoto, causando prejuízos ao sistema e poluição de águas.

Óleo Lubrificante: As oficinas devem procurar os procedimentos indicados para a destinação de óleo lubrificante para que sejam re-refinados.

Recicláveis: a coleta seletiva municipal é realizada de segunda a sexta-feira em todas as regiões da cidade. Devem ser separadas embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, metais e entregues para a equipe da Cooprelp (coleta seletiva no setor residencial), ou para a Adefilp (coleta seletiva nos setores comercial/empresarial).

Animais mortos/Lixo infectante: Contate a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269.7054 e informe o endereço para realização da coleta especializada.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL