Sem máscara, Presidente Bolsonaro causa aglomeração em evento de 7 de Setembro

O presidente Jair Bolsonaro  comemorou hoje o 7 de Setembro no Palácio da Alvorada com aglomeração, adultos e crianças sem máscaras e apresentação da esquadrilha da fumaça, unidade da FAB (Força Aérea Brasileira). A solenidade, organizada após o cancelamento do tradicional desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios por causa da pandemia do novo coronavírus, foi menor do que o registrado em anos anteriores, mas atraiu centenas de apoiadores do presidente.

Inicialmente, a comunicação do Planalto informou que o evento seria restrito apenas para convidados, mas o espaço acabou aberto para dezenas de pessoas sob o argumento de que a estrutura foi criada para receber os visitantes que vão diariamente ao Palácio da Alvorada, o que gerou aglomeração. Eles ficaram concentrados em uma área reservada aos populares, sem regras de distanciamento social. Sem máscara, Bolsonaro chegou ao local em carro aberto ao lado de pelo menos oito crianças. Apenas duas delas utilizavam o item de proteção. O Rolls-Royce (principal veículo do cerimonial da Presidência) foi acompanhado por cavaleiros do Batalhão da Guarda.

Bolsonaro foi até a grade onde estavam seus apoiadores e os cumprimentou. Muitos dos apoiadores aglomerados também não utilizavam máscaras.

Depois do Hino Nacional, o presidente voltou a ficar acompanhado de crianças. Além das oito que estavam no carro, havia pelo menos outras quatro.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que crianças a partir de 12 anos usem máscaras. Já as com menos de 5 anos não devem usar. Entre 6 e 11 anos, a instituição afirma ser necessário analisar alguns fatores. Já a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda que crianças a partir de dois anos usem máscaras em função do ritmo de contágio ainda acelerado no país.

Segundo a assessoria da Presidências, as crianças eram filhos de convidados da solenidade. A Presidência não comentou o fato de Bolsonaro estar no evento sem máscara, assim como as crianças. Ao fim do evento, Bolsonaro se aproximou da multidão aglomerada para saudar os apoiadores, bem como os seus ministros de estado. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também foi muito festejada pelo público.

fonte:

ansabrasil.com.br
uol.com.br