Sem registro de casos de dengue, Lençóis Paulista segue com ações contra o Aedes aegypti

As ações relacionadas a vetores são desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde

Mesmo sem registro de casos de dengue neste início de 2021, a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, elaborou um conjunto de ações junto à comunidade visando a conscientização de todos para evitar locais onde o mosquito Aedes Aegypti possa proliferar. O Aedes aegypti é transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Apesar de não termos casos este ano, é preciso ficar atento. No ano passado foram registrados 6 casos de dengue e, em 2019, foram contabilizados 236 casos.

Direcionadas ao interesse sanitário da população, as ações que estão sendo desenvolvidas pelos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) também visam o combate a outros insetos que podem acarretar transtornos à comunidade, como o “barbeiro”, transmissor da doença de chagas. Isso porque esse período do ano, quando sol e chuvas se alternam, com muito calor e umidade, proporciona maior oferta de alimento e encurta o ciclo de desenvolvimento dos insetos.

As ações relacionadas a vetores são desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), responsáveis pelas orientações sobre as condições sanitárias para inviabilizar a proliferação sobretudo do Aedes Aegypti e checagem dos imóveis.

Alguns pontos estratégicos estão sendo visitados pelas equipes da Saúde, como depósito de sucatas e imóveis especiais que reúne grande quantidade de pessoas, como hospital e escolas. Quando detectado algum criadouro em potencial, os agentes utilizam a larvicida para evitar o aumento populacional do mosquito, que também é o transmissor da febre amarela e chikungunya.

Cidade 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

Zero casos em 2021

Na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde local foram feitas 19 notificações sobre possíveis casos de dengue nesses dois primeiros meses de 2021. Porém, até o momento nenhum caso, autóctone ou importado, foi confirmado. Dos 19 exames solicitados, 5 negativaram e os outros 14 estão aguardando resultado.

Ajude sua cidade: faça um Checklist contra o Aedes aegypti em sua casa

– Aparadores de água de filtro

– Área de descarte de sacos de lixo

– Bandejas de ar condicionado/geladeiras

– Banheiros/Instalações sanitárias

– Caixas d’água/Reservatórios/Depósito de água

– Tonéis, barris e tanques

– Caixas de passagem de água

– Calhas

– Casas de máquinas de elevador

– Geral de áreas externas

– Escoadouros de áreas externas

– Hortas e vasos em janelas e sacadas

– Lajes

– Lonas de cobertura

– Marquises/Telhados

– Móveis de jardim

– Piscinas, fontes e espelhos d’água

– Sucatas abandonadas/Objetos expostos ao tempo

– Tanques, pias e ralos

– Muros com cacos de vidro

 

PM Lençóis Paulista