SindJorNP tem nova diretoria para o quadriênio 2020-2024

Alcimir Carmo é jornalista profissional desde 1986, formado pela Unesp e pós graduado em jornalismo internacional pela ESJ – Escola Superior de Jornalismo do Porto (Portugal).

Os jornalistas no Noroeste Paulista que atuam nos mais diversos veículos de comunicação ou assessorias no Brasil e no exterior, e associados e em dia e, quites com os requisitos previstos no Estatuto do sindicato, puderam eleger e referendar a chapa única que se colocou à disposição no pleito eleitoral para a renovação da Diretoria Executiva do Sindicato.

A chapa que recebeu o referendo pelo voto, foi composta pelos jornalistas Alcimir Antonio do Carmo (presidente); Daniele Jammal (secretária geral); Adalberto Cervo Peres (diretor jurídico e financeiro); Márcia Maria da Fonseca (diretora de ação sindical, sindicalização, comunicação, relações sindicais, institucionais e internacionais; e Marcos Ferreira da Silva (diretor educacional, social, cultural, de fiscalização, convênios e direitos autorais.

No Conselho Fiscal, foram eleitos Abrahão Ricardo Hackme (presidente) e os membros Alison Moura de Carvalho e Wilson Pereira da Silveira. Suplente: Jonas Garcia Luciano.

Desafios da nova gestão

“Fundamentalmente, o sindicato precisa enfrentar a grave precarização das condições de trabalho e de vida imposta à categoria dos jornalistas e decorrentes de inúmeras arbitrariedades, inclusive de legislações, dos últimos governos, como, por exemplo, a legislação trabalhista e medidas provisórias que impactaram diretamente sobre o exercício profissional”, disse o presidente Alcimir Carmo.

“A par da continuidade da luta em defesa dos jornalistas e do jornalismo (consequentemente da democracia), também o desafio é a consolidação da entidade em sua plenitude. Tomaremos medidas para a efetivação da representação plena, com negociações coletivas e todas as demais providências de competência sindical”, destacou Carmo, acrescentando que “a categoria se fortalece na medida em que apoia e dá força à sua entidade de representação profissional”.

Quem é o presidente

Alcimir Carmo é jornalista profissional desde 1986, formado pela Unesp e pós graduado em jornalismo internacional pela ESJ – Escola Superior de Jornalismo do Porto (Portugal). Atuou em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais e atualmente como voluntário junto as ongs e universidades internacionais.
É assessor de imprensa da Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo – Feraesp (contra quem move uma ação na Justiça do Trabalho – e perante a organismos internacionais – em razão da demissão ilegal e arbitrária porque está ao abrigo do estatuto da estabilidade).

Como sindicalista dos jornalistas, já ocupou cargos como diretor de base e regional em Bauru no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, onde também foi diretor-delegado junto à Fenaj e executivo no cargo de Secretário do Interior, bem como junto à Federação Nacional dos Jornalistas como diretor de relações institucionais por um mandato e outros dois como diretor de relações internacionais.

Foi fundador com jornalistas lusófonos da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa – FJLP, entidade que reúne sindicatos e entidades de representação de jornalistas em países e comunidades de língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa (India), Guiné Bissau, Macau (China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Na FJLP, ocupou o cargo de secretário executivo e, atualmente, o de presidente da Direção Executiva.

Também foi um dos apoiadores da fundação do SindJorNP em 2012 e até dia 21 de junho ocupou o cargo de diretor de Sindicalização (acumulado com o de Relações Internacionais e de outras áreas estratégicas). Assume a presidência do SindJorNP com a missão de consolidar a entidade e fortalecer a representação dos jornalistas junto a organismos nacionais e internacionais de defesa dos direitos trabalhistas e humanos, como a liberdade de expressão e de imprensa.

Leia outras notícias     

Deixe um comentário