Todos cuidados que você deve ter na manicure infantil

Conforme vão crescendo as crianças ficam mais vaidosas, querem cuidar das unhas e deixá-las mais bonitas

Unhas decoradas e maquiagem produzida já não são coisas apenas de gente grande. A vaidade está aparecendo mais cedo e há meninas cada vez mais novas fazendo as unhas e tirando as cutículas.
Mas crianças podem fazer a manicure? Essa é uma dúvida que muitos pais têm e nesse artigo vamos entender o que pode e o que não pode quando se trata de manicure infantil.

Quando começar a cortar as unhas?

Em bebês com quatro semanas as unhas começam a ficar mais fortes e você já pode cortá-las. Faça isso com atenção e cuidado, se possível com a ajuda de alguém até você se acostumar.
Corte as unhas uma vez por semana, pois elas crescem depressa e ele ainda tem pouco controle e pode acabar se arranhando. Em crianças maiores, você pode cortar quinzenalmente ou quando for necessário.

Quais materiais usar?

Para cortar as unhas dos bebês, é importante usar uma tesoura de pontas redondas para não machucá-los.  O item deve ser usado só para isso, pois assim nenhum fungo ou bactéria passará das mãos dos adultos para as crianças.
Quando crescer ela pode precisar de uma lixa que também deve ser usada apenas nela. É essencial que todos os materiais de manicure sejam individuais e depois de utilizados devem ser limpos e guardados.

Quando a criança pode começar a utilizar esmaltes?

A partir dos 2 anos as crianças podem começar a utilizar esmaltes, antes disso a aplicação não é recomendada. Isso porque os pequenos põem muito as mãos na boca e podem acabar comendo o produto.
Existem esmaltes específicos para crianças, à base d’água. Mas se for utilizar esmaltes normais, escolha os hipoalérgicos, para não correr o risco de causar uma alergia.

Quais são os principais cuidados para a manicure infantil?

Há cuidados necessários para a manicure infantil. Seguindo eles você mantém a saúde das unhas da criança em dia:

•  Use produtos específicos para crianças, a duração pode ser menor  que a dos produtos para adultos, mas ajudam a garantir a saúde das unhas, pois são livres de materiais que podem fazer mal nessa idade.

•  Não tire as cutículas!  Elas protegem e evitam a entrada de agentes nocivos na raiz da unha. Removê-la só faz mal à saúde.

•  Conserve as mãos e unhas limpas e secas. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias que podem prejudicar as unhas e trazer outras doenças, através do contato da mão com os olhos ou boca.

•  Mantenha as cutículas hidratadas com creme, isso evita pequenos ferimentos. Além de deixar a cutícula mais forte e impedir a criança de arrancá-la.

•  Evite usar acetona ou removedores de esmaltes. São produtos fortes que ressecam a pele e ajudam no surgimento de dermatites e alergias.

Tenha certeza de seguir todos esses cuidados ao fazer a manicure infantil. Use alicates, lixas e palitos novos ou esterilizados, junto de produtos que não comprometam a saúde da criança.

Quais decorações fazer na unha criança?

Com a variedade de cores e produtos disponíveis para pintar as unhas há várias possibilidades para dar aquele tcham nas mãos da criança. Pode optar por fazer as tradicionais francesinhas, listras, bolinhas e adesivos decorativos. Ah, e não esqueça do esmalte infantil, hein.
Para fazer as francesinhas é preciso passar uma camada base de esmalte de uma cor e vir com outra cor para o detalhe. Pode fazer direto com o pincel ou usar uma fita para facilitar o processo.
Para listras e bolinhas você pode pegar um palito ou um boleador para fazer esses detalhes. E para um adesivo decorativo, basta colá-lo na unha e passar uma camada extra de brilho para finalizar.
Agora você já sabe os cuidados que deve ter com a manicure infantil. Basta segui-los para garantir unhas bonitas e saudáveis nas crianças.

Maria Gabriela Ortiz

br.hedgehogdigital.co.uk

Bedford: 01234 219119

Cornualha: 01736 754747

Brazil: +55 15 99837-3236

.... . .